caracterize os sofitas e o que

1020 palavras 5 páginas
1- A necessidade de se expressar bem, juntamente com a importância que foi dada ao individuo, naquele período concebido como o senhor de seu destino, favoreceu o surgimento de um grupo de filósofos chamados sofistas, que dominavam a arte da oratória, isto é, o uso habilidoso da palavra.

2-Quanto às diferenças:
Sócrates não cobrava pelas suas lições e os sofistas cobravam muito.
Sócrates, por meio de sua ironia e do seu método dialético ou maiêutico, demonstrava ser menos do que um amigo do saber, menos do que um filósofo, porque, sendo o que julgávamos saber apenas das falsas opiniões alçadas como suposto saber, o que restaria seriam apenas a angústia primordial do nada-saber Os sofistas, por sua vez, como o nome já diz, seriam propriamente os sábios. Recusa a postura humilde dos filósofos, humildade nem sempre socrática e virtuosa, mas carregada de falta de ímpeto para o saber.
Uma terceira diferença é uma variação sobre o que já falei acima: para Sócrates, destruídas as doxas, as falsas definições de amor e de justiça, nada mais restaria para o filósofo senão as ocupações domésticas ou tomar um bom banho de rio. Para os sofistas, resta a erística, que é a arte da persuasão, a arte de parecer que se teria razão, da qual foram os primeiros mestres.
Quanto às semelhanças:
Da análise das diferenças entre a filosofia de Sócrates e a dos sofistas deriva-se uma nova semelhança: nem Sócrates nem os sofistas eram filósofos.

3-A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante a dialética (diálogo crítico), o qual pode ser dividido em dois momentos básicos: Refutação e ironia: Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. Seu objetivo era fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias respostas, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos. Maiêutica: Etapa em que Sócrates propunha uma nova série de questões, com o objetivo de ajudá-los a conceber ou construir suas próprias idéias. Maiêutica, palavra de origem grega

Relacionados