CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DO ENXOFRE E DO CÁLCIO PRESENTES EM AMOSTRAS DE CABELOS, EMPREGANDOAS TÉCNICAS XRF E NEXAFS.

337 palavras 2 páginas
RESUMO

PROJETO FINAL DE CURSO

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DO ENXOFRE E DO CÁLCIO PRESENTES EM AMOSTRAS DE CABELOS, EMPREGANDOAS TÉCNICAS XRF E NEXAFS.
ALUNA: Erika Chendo Tegon – DRE: 107439081
ORIENTADOR: Prof. Gerardo Gerson Bezerra, DFQ – Instituto de Química – UFRJ

A proposta deste trabalho foi estudar a composição elementar do cabelo e a caracterização dos compostos contendo enxofre e cálcio por técnicas espectroscópicas na região do raio –X, cujas técnicas empregadas foram Fluorescência de Raio X (XRF) e Near Edge X Ray Absorption Fine Structure (NEXAFS).
As técnicas espectroscópicas utilizadas são técnicas não convencionais, que permitem a análise de amostras por excitação das moléculas devido a fotoabsorção provocada por feixe de luz de alta energia (região do raio X), a qual estas análises obtém espectros, ou seja, resultados detectados pela relaxação dessas moléculas.
A fonte de luz utilizada para as técnicas foi a mesma, Luz Síncroton, esta é gerada no laboratório localizado em Campinas, chamado LNLS, único atualmente na América latina.
As técnicas de XRF e NEXAFS utilizam a mesma fonte de luz como foi comentado anteriormente, porém elas se diferenciam através do procedimento, oferecendo resultados específicos. Pois a análise de XRF apresenta uma análise multielementar, apresentando os possíveis elementos que contém a amostra, enquanto a análise de NEXAFS estuda um elemento específico.
Essas técnicas foram utilizadas neste trabalho a fim de comparar amostras de cabelo, cujos formatos são diferentes, como a comparação de cabelos lisos com cabelos cacheados. Como também para avaliar a modificação na estrutura ou na composição do cabelo após o tratamento com tinta.
A técnica de NEXAFS foi muito importante na avaliação das amostras de cabelo, pois a partir desta foi possível analisar mudanças conformacionais num elemento específico, pois esta técnica é muito sensível ao ambiente químico em que o átomo de interesse se encontra, e no

Relacionados