CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA ESTRUTURAL DA PRÓSTATA

444 palavras 2 páginas
CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA ESTRUTURAL DA PRÓSTATA
Introdução:
A próstata constitui o sistema reprodutor masculino, sendo a maior glândula acessória sexual no homem. Sua principal função é produzir líquido prostático, rico em lipídios, enzimas proteolíticas, fosfatase ácida e ácido cítrico, constituinte do sêmen expelido na ejaculação, que faz com que os espermatozoides tenham movimentação. Na próstata ocorre também a transformação da testosterona em diidrotestosterona, que é responsável pelo crescimento dessa glândula. Objetivos: A pesquisa realizada visa analisar e caracterizar os tecidos da próstata, a partir da microscopia óptica e eletrônica, para que sua função e funcionamento sejam melhores compreendidos.
Métodos:
Foram obtidos cortes histológicos da amostra de próstata de cães com 5 µm de espessura, em seguida foram fixados em formaldeído e desidratados em uma série de álcoois graduados e depois corados com hematoxilina eosina (HE) para visualização no microscópio óptico. Na microscopia eletrônica as amostras foram desidratadas com acetona e depois coradas com uranila e citrato de chumbo.
Resultados:
À microscopia óptica, o tecido está disposto em três camadas: uma camada interna composta por glândulas mucosas, com núcleos periféricos e de luz ampla, responsáveis pela secreção de glicoproteínas diretamente na uretra; uma camada intermediária, submucosa, de glândulas periféricas às mucosas e mais alongadas; e uma camada externa, caracterizada pelas glândulas prostáticas principais, ramificadas, sendo a camada mais volumosa, que secreta por meio de ductos que se abrem nos seios prostáticos, na parede posterior da uretra. As camadas são delimitadas por septos de tecido conjuntivo denso não-modelado fibroelástico emitidos pela cápsula, com vasos sanguíneos e nervos acompanhando. No corte histológico transversal, corado pela técnica H.E, observa-se que na porção central, onde se encontra a camada mucosa, apresenta núcleos roxos e

Relacionados