CARACTERIZAÇÃO MORFOLOGICA DE ACESSOS DO BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DE MAMOEIRO DA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL

1016 palavras 5 páginas
CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DE ACESSOS DO BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA
DE MAMOEIRO DA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL
Edneide Luciana Santiago Matos1, Jorge Luiz Loyola Dantas2, Eder Jorge de Oliveira2,, Milene da Silva Castellen3,
Carlos Alberto da Silva Ledo2.
1

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas/BA, E-mail: edneidematos@yahoo.com.br; 2Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical: loyola@cnpmf.embrapa.br; eder@cnpmf.embrapa.br, ledo@cnpmf.embrapa.br. 3Embrapa Sede: milene.castellen@embrapa.br.

INTRODUÇÃO
O mamoeiro (C. papaya L.), única espécie da Família Caricaceae, é amplamente cultivado em países tropicais e possui grande destaque no Brasil, como produto de exportação. A introdução, caracterização e avaliação de acessos de mamoeiro podem permitir a identificação de genótipos superiores, além de fornecer o material básico para programas de melhoramento genético. Existe uma grande diversidade de tipos de mamoeiro, com características desejáveis para um programa de melhoramento.
Entretanto, existem poucas linhagens realmente melhoradas ou mesmo consideradas como variedades definidas, em função da propagação de plantas por sementes, durante sucessivas gerações, sem o devido controle das polinizações. Assim, esse trabalho tem o objetivo de caracterizar e avaliar, dezenove acessos de mamoeiro provenientes do Banco
Ativo de Germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (BAG-Mamão), em
Cruz das Almas, com base em características morfológicas.

MATERIAL E MÉTODOS
Este trabalho foi conduzido na área experimental da Embrapa Mandioca e
Fruticultura Tropical, localizada no município de Cruz das Almas, Bahia.
A caracterização foi realizada utilizando 19 acessos do BAG-Mamão, no período de março a maio de 2008, sendo avaliados 10 plantas com oito meses após plantio, dispostas em filas simples no espaçamento de 2,6 metros entre fileiras e 1,8 metros entre plantas.
Foram avaliados 10 descritores

Relacionados