Caracterização hidrossedimentológica e dos processos evolutivos de voçoroca em área de rochas gnáissicas do alto rio das velhas (mg)

669 palavras 3 páginas
> Contextualizar o artigo em um dos temas da disciplina
O presente artigo foca nos seguintes temas da geomorfologia: voçoroca e erosão. Dando ênfase aos principais processos erosivos identificados na voçoroca: erosão hídrica superficial (laminar; em sulcos; em alcovas de regressão; esalpicamento); escorregamentos rotacionais; escorregamentos planares, queda de blocos de solo; rastejos.

> Identificar seu problema
O artigo demonstra que a voçoroca em áreas de rochas gnáissicas do Alto Rio das Velhas vem passando por diferentes fases evolutivas. Processos erosivos com maior intensidade no período chuvoso, vegetação degradada entorno da voçoroca, forma como solo vem sendo intemperizado e alteração do nível de base representam as maiores preocupações da voçoroca em questão. Entender como a voçoroca tem avançado não só de acordo com o aclive topográfico, mas também no sentido do afluxo de águas subterrâneas.

> Objetivos - principal e secundários
O objetivo principal do artigo é Indentificar os processos erosivos que atuam na evolução da voçoroca em área de rochas Gnáissicas do Complexo do Bação, Quadrilátero Ferrífero (MG), na Bacia do Alto Rio das Velhas.
Seus objetivos secundários consistem em analisar como as voçorocas podem alterar o regime hidrológico e o padrão de transporte de sedimentos de pequenas bacias hidrográficas e a necessidade de se controlar essa voçoroca, como forma essencial para a recuperação destas áreas degradadas pela erosão.

> Apontar a metodologia e diagnosticar se é adequada para o estudo dos objetivos
A metodologia consistiu em um mapa topográfico detalhado do local, escala 1:1.000, uma prancheta, um alidade, poços medidores de nível água monitorados durante um ano nos parâmetros de vazão, precipitação e peso dos sedimentos transportados.
A junção de todos os dados de campo e de gabinete possibilitou a elaboração do padrão hidrossedimentológico e de um modelo evolutivo da voçoroca. A metodologia usada foi adequada para

Relacionados