CARACTERIZAÇÃO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS UTILIZANDO O TESTE DE SOLUBILIDADE

1128 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – DEQUI
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Luciana Fonseca de Miranda

CARACTERIZAÇÃO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS UTILIZANDO O TESTE DE SOLUBILIDADE

São Luís
2013
1. INTRODUÇÃO

Grande parte dos processos de um laboratório de Química Orgânica inclui-se (reações químicas, métodos de análise e purificação de compostos orgânicos) é efetuado em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos. A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida duas principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização.
As informações que podem ser obtidas em relação a uma substância desconhecida, dependendo do seu comportamento quanto à solubilidade em: água, solução de NaOH 5%, Éter, HCl 5%, H2SO4 96%, H3PO4 85% e em NaHCO3 5%. Encontram indicações sobre a presente substância: exemplo, os hidrocarbonetos são insolúveis em água, o simples fato de um composto como o éter etílico ser parcialmente solúvel em água indica a presença de um grupo funcional polar. Além disso, a solubilidade em certos solventes fornece informações mais específicas sobre um grupo funcional. Por exemplo, o ácido benzóico é insolúvel em água, mas o hidróxido de sódio diluído o converte em seu sal, que é solúvel. Assim, a solubilidade de um composto insolúvel em água, mas solúvel em solução de NaOH diluído é uma forte indicação sobre o grupo funcional ácido.
Os compostos ácidos são classificados por intermédio da solubilidade em hidróxido de sódio 5%. Os ácidos fortes e fracos (respectivamente, classes A1 e A2 da Tabela 1) são distintos por

Relacionados