Caracterização do sector hoteleiro e hst - empregada de andares

2537 palavras 11 páginas
Ano Letivo 2012/2013
Empregado/a de Andares - Profij – 2º Ano
Ficha de Trabalho Nº 1
Empregado/a de Andares
É o profissional que, no respeito pelas normas do ambiente, higiene e segurança, efetua o serviço de higienização e arrumação de quartos e espaços comuns, bem como o demais serviço de andares nas unidades hoteleiras, podendo ainda, e complementarmente, efetuar o serviço de rouparia e lavandaria.
Competências Específicas: * Efetuar o serviço de limpeza e arrumação de quartos e espaços comuns; * Efetuar o serviço de lavandaria e rouparia nas unidades hoteleiras; * Apoiar a gestão dos aprovisionamentos e realizar algumas tarefas relativas à manutenção e conservação das instalações hoteleiras.
Sector da hotelaria e restauração
A hotelaria e restauração é um dos sectores de crescimento mais rápido na Europa. Em 2005, mais de 7,8 milhões de pessoas estavam empregadas neste sector (Eurostat, 2005), que gerou mais de 338 mil milhões de euros (Eurofound, 2005). É constituído principalmente por restaurantes e bares que respondem por três quartos dos empregos do sector. Entre os demais empregadores do sector contam-se parques de campismo, pousadas de juventude e cantinas. A esmagadora maioria das empresas do sector são de pequena dimensão, empregando menos de 10 pessoas. As mulheres constituem um pouco mais de metade da mão-de-obra.
Eurofound 2005: 'Hotels and catering - policies, issues and the future' [Hotelaria e catering - políticas, questões e futuro
Os empregos tendem a ser temporários, com horários irregulares, mal pagos e com poucas perspetivas de carreira. O sector emprega ainda uma elevada proporção de jovens.
As características do sector da hotelaria e restauração susceptíveis de ter um impacto negativo na saúde e segurança no trabalho são as seguintes: * Cargas de trabalho pesadas; * Longos períodos de pé e posturas estáticas; * Contacto com clientes (por vezes difíceis); * Forte incidência de trabalho noturno e de

Relacionados

  • hotelaria
    301 palavras | 2 páginas