Caracterização da CATAMAIS

585 palavras 3 páginas
CATAMAIS
A Cooperativa de Catadores/as de Materiais Recicláveis de Campina Grande, CATAMAIS, localiza-se na Avenida Professor Almeida Barreto, 210, no bairro São José, na cidade de Campina Grande - PB. Antes da existência da CATAMAIS os/as antigos/as catadores/as trabalhavam de forma irregular no lixão da alça sudoeste, localizado às margens da BR 230, perante esta situação eles se reuniram e formaram a cooperativa CONTRAMARE, porém houve divergências e desavenças durante este período em que trabalhavam nesta cooperativa, dando impulso para que os catadores que estavam insatisfeitos procurassem a professora Jussara Carneiro, do departamento de Serviço Social da UEPB, com a intenção de criarem uma cooperativa que os/as contemplassem.
Com isso, a UEPB criou o projeto “Transformar para incluir” em parceria com o CNPq/MCT no período de 2006 a 2007. Em Abril de 2008 criou-se a CATAMAIS, com o objetivo de agregar os/as catadores/as do lixão para vir a trabalhar com a coleta seletiva solidária. A partir de 2010 foi criado e desenvolvido o projeto “Melhor coletar é a vida melhorar”, com a ideia de melhorar as condições de trabalho dos/as catadores/as, substituindo os carros de tração humana por carros movidos a energia elétrica, fornecendo, além disso, os equipamentos de proteção individual e a confecção de pontos de armazenamento e doação de recicláveis.
A ideia inicial do projeto da professora Jussara Carneiro era de os/as catadores/as moer o material de PET, porém os mesmos envolvidos no projeto perceberam que não havia material de PET em seu município o suficiente, então repensaram e chegaram à conclusão que era mais viável trabalhar com a coleta seletiva, trocando o financiamento inicial do moinho por doze carrinhos elétricos, uma balança, uma prensa e fardamento adequado.
O prédio utilizado pela CATAMAIS para realizar o processo de seleção dos materiais recicláveis foi alugado por três anos, financiado pela FURNE. Com o término deste prazo do contrato de

Relacionados

  • Artigos para Monografia. Curso de Perícia e Auditoria Ambiental
    8032 palavras | 33 páginas
  • Monografia Bartira
    23931 palavras | 96 páginas