Caracterizar A Racionaliza O Da Assist Ncia Social 2

1028 palavras 5 páginas
Caracterizar a racionalização da assistência social e o surgimento das primeiras escolas1
Elisângela da Conceição Abreu Serra Lima
2
Na antiguidade, a prática da assistência social associava-se à noção de caridade. E ajuda e bens materiais eram oferecidos para diminuir o sofrimento das pessoas necessitadas. Surgindo o cristianismo, a assistência passou não somente a ser vista como caridade, mas também como justiça social, visto que a preocupação com a vida espiritual de cada individuo também passou a ser importante.
Mesmo com a ideia de caridade, a prática da assistência tinha também a intenção de controlar a pobreza, perpetuar a servidão. A Igreja Católica foi deixando de lado os pobres e se aliando aos burgueses, interessando-se somente nos capitais financeiros, vendendo até mesmo o perdão. Foi ai que Luter, apresentou 95 contestações às indulgências e ao perdão, recuperando assim, os esquemas das confrarias envolvendo os leigos em suas práticas assistencialistas.
A primeira proposta de prática para o Serviço Social surgiu no século XIX, criada pela Sociedade de Organização da Caridade, buscando a racionalização da assistência e a reorganização da mesma em bases científicas. Em 1816 foi criado por Jhon Brunnel Davis um Centro de Proteção à Infância, onde a assistência aos poucos foi tomando seu espaço na sociedade, e com o tempo, a higiene e a educação foram tornando-se atividades complementares da assistência, e no século XVIII foi criado o Ministério da Saúde Pública em Londres, proposta por Jeremy Bentham. Essa criação foi de extrema importância, pois levou as autoridades a se importarem com a questão de saúde dos trabalhadores, pois o índice de morbidade e mortalidade estava diretamente relacionado com as condições de vida de cada um.
Disraeli, em 1845, publicou um livro cujo título era “As duas nações”, onde os ricos e os pobres na Inglaterra eram comparados em modo de diva. Nightingale foi uma nobre que deixou de lado os preconceitos da sociedade e

Relacionados

  • terceirização
    20612 palavras | 83 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas