CARACTERIZACAO INSTITUCIONAL VERINALDA

Páginas: 11 (2715 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL






VERINALDA LEITE DE ARAUJO













ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL






Coordenador do curso: Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes









Patos-PB
2015
VERINALDA LEITE DE ARAUJO














ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL



Trabalho apresentado ao curso de Serviço Socialda Unopar- Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Supervisionado I.
Orientador: Maria do Socorro Macena de Paula




















Patos-PB
2015
1- CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA


O CAPS tem por objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer,exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúdemunicipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário. (MINISTERIO DA SAÚDE, 2004)
O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, na cidade de São Paulo: Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS da Rua Itapeva. A criação desses CAPS e de tantos outros, com outros nomes e lugares, fez parte de um intensomovimento social, inicialmente de trabalhadores de saúde mental, que buscavam a melhoria da assistência no Brasil e denunciavam a situação precária dos hospitais psiquiátricos, que ainda eram o único recurso destinado aos usuários portadores de transtornos mentais. (MINISTERIO DA SAÚDE, 2004)
De acordo com o Ministério da Saúde, CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único deSaúde (SUS). Lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida, realizando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dosdireitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
O acompanhamento aos pacientes com transtorno mental é oferecido num espaço terapêutico onde busca entender e instrumentalizar o usuário desse serviço para o exercício da vida civil. (MINISTERIO DA SAUDE).


O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, localizado na Rua; Geraldo Ferreira Neves, em Santa Luzia PB,foi fundado no dia11\12\2011 ,como a cidade não tinha o número de habitantes suficientes para possuir CAPS II,foi elaborado um projeto que abarcasse várias cidades circunvizinhas através do Consórcio Intermunicipal que são: Junco do Serido, Varzea , São José do Sabuji e São Mamede.



1-2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CAPS I TM (CENTRO DE ATENDIMENTO PSICO-SOCIAL- TRANSTORNO MENTAL)

Tem uma equipe formada por 13funcionários constituídos por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, pedagogas, psiquiatra , técnico de enfermagens, oficineiro, recepcionistas, porteiro e outros engajados na reintegração social e familiar dos usuários que precisam de acompanhamento clínico e reinserção social.
O CAPS tem por objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserçãosocial dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização institucional
  • caracterização institucional
  • Caracterização Institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização Institucional
  • Caracterização institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!