Caracteriza O Municipio

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
3. CARACTERIZAÇÕES


3.1 Caracterização de Guaporé1


Guaporé é um município brasileiro localizado na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, sendo o pólo gaúcho, e o segundo brasileiro,de joias e lingerie. Foi colonizado por imigrantes italianos, e preserva até hoje suas tradições. Com origem guarani, Guaporé significa provavelmente “vale deserto” ou talvez “rio encachoeirado”.
A colônia de Guaporéfoi criada em 1982, em terras pertencentes aos municípios de Lajedo e Passo Fundo. Logo os primeiros migrantes provindos das colônias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis chegaram ao local,de modo que, em 1896, a colônia já contava com cerca de 7 mil habitantes, em sua maioria italianos, incluindo alguns alemães, poloneses, russos e austríacos. Frente ao desenvolvimento e aprosperidade, marcas que permanecem até os dias atuais, em 11 de dezembro de 1903, o decreto número 664 instituiu Município de Guaporé, tendo como primeiro Intendente o engenheiro Vespasiano Corrêa, empossado em1º de janeiro de 1904. Em 1910, Guaporé já possuía 30 mil habitantes, com 170 prédios e 1020 moradores no centro, dotado de praça, telégrafo, correio e uma primitiva Igreja Matriz. Seus principaisprodutos agrícolas eram arroz, feijão, milho, soja, laranja e uva. Contava ainda com 82 casas de negócios e algumas indústrias, destacando-se na produção de aguardente, banha, vinho, ovos e queijo. Aospoucos, o desenvolvimento econômico, cultural, religioso e industrial do Município de Guaporé se torna visível. Um desses exemplos, trazido pelos imigrantes italianos, foi a construção da IgrejaMatriz, no ano de 1897, cuja construção demorou 50 anos. Em estilo Gótico, é um dos orgulhos da comunidade guaporense por sua rara beleza e tem como padroeiro Santo Antônio.
Junto com outros imigrantes,chega a Guaporé, em 1907, a Família Pasquali, que trazia em sua bagagem o conhecimento, a coragem e espírito empreendedor na prestação de serviços de ourivesaria. Após dois anos, em 1909, a família...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caracteriza o do municipio de Rio Branco
  • Caracteriza o do municipio de rio are
  • CARACTERIZA O
  • Caracteriza O Creas
  • CARACTERIZA O DA ESCOLA
  • CARACTERIZA O DA INSTITUI O
  • 1 Caracteriza o
  • Caracteriza O Da Popula O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!