caracteriza o do municipio de Rio Branco

Páginas: 8 (1939 palavras) Publicado: 16 de maio de 2015




















































INTRODUÇÃO


O trabalho a seguir que tem como objetivo a elaboração de um diagnóstico da problemática social do município de Rio Branco no Acre, que tem como finalidade mostra a importância dos indicadores sociais que nos mostrará um diagnóstico sobre a realidade social do município citadoacima.
O Acre é uma das 27 unidade federativas do Brasil. Está situado no sudeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Os primeiros ocupantes das terras acreanas foram os índios, por volta de 1877 começaram vim os primeiros colonizadores, quase todos nordestino em busca da borracha encontrada na florestaAmazônica. No final do século XIX, já havia na região aproximadamente 50 mil brasileiros. Depois de muito conflito entre Bolívia e Brasil o Acre passou a fazer parte do Brasil. O estado atualmente tem 22 municípios e como capital o município Rio Branco, que tem 363.928 habitantes com área da unidade territorial de 8.835.541 (km²) e com densidade demográfica 38,03 (hab./km²), segundo o SENSO do IBG,Rio Branco é o munícipio mais povoado do estado.
Sua população foi formada por pessoas analfabetas, com grandes avanços ao longo dos anos, Rio branco tem várias políticas governamentais voltada para a saúde, educação, esporte, lazer, segurança e outros políticas para o desenvolvimento do munícipio garantindo melhores condições de vida a população esses avanços


No Acre os indicadores, com opassar dos anos vem tendo grandes crescimento. Isso nos mostra que o município vem se desenvolvendo gradativamente.

O Brasil viveu uma radical mudança em qualidade de vida, distribuição de renda e educação entre 2000 e 2010. No Acre os números também mudaram muito nesse período. E para melhor. Os dados que referendam essas afirmações estão no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, lançado nofinal de julho, em Brasília, pelo PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O IDHM é um grande instrumento para medir e avaliar a gestão pública e nos auxilia na orientação sobre o que fazer. Rio Branco foi a capital que mais cresceu na média nacional e agora está se disponibilizando para ser objeto de estudo mais detalhado da pesquisa. Passamos de 0,485 para 0,727 ,disse oprefeito Marcus Alexandre.

Em uma escala que vai de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1 melhor o índice), e conforme já foi mostrado, o IDH leva em conta a longevidade, renda e nível educacional da população de cada município. Na comparação feita apenas com os municípios acreanos, somente Rio Branco aparece com alto índice e oito municípios apresentam médio desenvolvimento humano. Doze são consideradosde baixo desenvolvimento humano e um apresenta índice "muito baixo", que é Jordão. Os números, apesar de em nível local não serem considerados os mais ideais para medir a autoestima da população em relação a sua própria vida, refletem o que na prática se viu em

usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico(para pesquisa acadêmica) ouprogramático(para formulação de políticas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma. Para a pesquisa acadêmica, o Indicador social é, pois, o elo de ligação entre os modelos explicativos da Teoria Social e a evidência empírica dos fenômenos sociais observados. Em uma perspectivaprogramática, o Indicador Social é um operacional para monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas”.Jannuzzi(2006, p.15).
O IDH foi criado pela ONU(Organização das Nações Unidas) em 1990. Ele é usado para medir quatro dimensões do desenvolvimento humano(Educação, longevidade, Trabalho e Renda e Saúde) ele é medido com base na oportunidade de vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracteriza o do municipio de rio are
  • Mortalidade Materna e Fetal no Município de Rio Branco
  • Caracteriza O Municipio
  • Pedogênese de uma topossequência a margem esquerda do Rio Acre no município de Rio Branco-Ac
  • CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana no município de rio branco
  • Rio Branco
  • era do rio branco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!