Caracterização sociointitucional

Páginas: 8 (1844 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL



MARIA








(Produção Textual)
Caracterização Sócio Institucional













Salgueiro-PE
Novembro de 2013





MARIA








(Produção Textual)
Caracterização
Sócio Institucional











Produção textual do estágio curricular obrigatório I do 5º períodoapresentado ao
Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador Acadêmico: Cinthia Raquel Lavor Barros, Supervisor de Campo: Ana Valina Barros Marcula Lima, Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania: Sávio Angelim Pereira e Coordenador do Curso: Adarly Rosana Moreira Goes.






Salgueiro-PE
Novenbro 2013
Caracterização Sócia Institucional doCentro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Venho relatar a caracterização sócia institucional do CRAS porque é a instituição a qual o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo onde estou realizado meus estágios do 5° período de serviço social esta vinculado.
O Centro de referência de Assistência Social (CRAS) Casa da Família é uma unidade pública estatal descentralizada da PolíticaNacional de Assistência Social (PNAS).
O Município de Cabrobó foi contemplado pelo ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome- MDS com a implantação do (CRAS) na zona urbana, dia primeiro de dezembro do ano de 2005, no Bairro Dom Francisco Xavier (Subestação), Rua Francisco Gomes de Andrade n° 24 e CEP: 56.180-000. FONE: (87) 3875-1838 próximo a Escola municipal Joaquim AndréCavalcanti, urbano periférico, onde há o maior índice de vulnerabilidade e risco social, o principal serviço ofertado é de Proteção e Atendimento Integral á Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos econtribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Neste período estava como Secretario de Desenvolvimento Social e Cidadania o Srº. Sávio Angelim Pereira e sua equipe de trabalho. Existem alguns relatos que nesta época o CRAS por ter nome fantasia (CASA DA FAMÍLIA), era visto como casa de abrigo, acolhimento por as famílias do bairro onde as mesmas procuravam para fazer de morada em algumas enchentes,inclusive na de 2006 que foi uma das maiores que aconteceu no município deixando várias famílias desabrigadas, relato feito por a coordenadora atual Abinadá Maria de Souza Silva.
Atualmente o CRAS funciona das 7:00 ás 17:00hs de segunda-feira á sexta-feira, com capacidade para referenciamento até 3.500 famílias, o prédio é próprio com acessibilidade seu funcionamento é compartilhado com Serviçode Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa idosa. O prédio possui uma sala de informática, uma sala de coordenação, um salão, uma sala para atendimento psicossocial, duas salas para grupos, uma cozinha, um almoxarifado, dois banheiros para usuários e um para funcionários, dispõe de recepção, acolhimento e um telefone de uso compartilhado. Sua gestão é formada por a equipe o Sr. SávioAngelim Pereira Secretario de Desenvolvimento Social e Cidadania, a Coordenadora Abinadá Maria de Souza Silva, coordenador da pessoa idosa José Alves Feitosa, dois técnico de nível superior (psicóloga e assistente social), três auxiliar administrativo, um recepcionista, um auxiliar de serviços gerais, três vigilante, um motorista, uma oficineira de informática, uma oficineira de artesanato, umaoficineira de dança, uma educadora social para idoso. Ainda atuando com uma equipe volante composta com duas técnicas de nível superior (psicóloga e assistente social), e dois técnicos de nível médio. Estas equipes contemplam a região urbana e rural.
O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada para os programas socioassistênciais, consiste no conjunto de intervenções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização
  • Caracterização
  • caracterização
  • Caracterização
  • Caracterização
  • Caracterização
  • Caracterização
  • caracterização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!