Caracterização socio institucional

Páginas: 19 (4724 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Quais os seus objetivos e como se vê enquanto futuro assistente social? Você está priorizando o saber ou apenas uma maneira de ter uma renda melhor (na maioria dos casos)? neste processo formativo, apreender e construir as mediações necessárias para articular os fundamentos da formação profissional às exigências da prática identificadas através de reflexões sobre as demandas profissionais. Estasmediações expressam relações, conexões estabelecidas entre as expressões da questão social na sua constituição sócio-histórica e o suporte teórico-metodológico da profissão. Além disso, os projetos interventivos que definem objetivos, metodologia e reconhecem os instrumentais necessários à intervenção profissional, constituem mediações importantes para projetar e objetivar ações críticas,criativas e transformadoras, dando conta de consolidar os valores defendidos na profissão, como justiça social, cidadania, democracia e emancipação humana.




Analisando a Realidade Social e Profissional - nunca é demais estarmos atentos para as inúmeras questões acerca da prática profissional. Veja você, que em breve estará inserido no mercado de trabalho, atuando como assistente social,desempenhando a profissão que escolheu por suas razões particulares.
Para isto, a proposta é que estejamos sempre atentos aos profissionais já formados, não com um olhar punitivo e meramente crítico, mas sim com a intenção de estabelecermos relações entre o que estamos estudando e o que acontece na prática. É grande a importância de conhecermos a realidade onde estamos inseridos, decomo se organiza a comunidade onde trabalhamos, quem são os líderes da comunidade, quais as expressões das questões sociais mais agravadas, e assim por diante. Não podemos abrir mão deste processo.


Logo, tenhamos claro que o assistente social é um profissional - Para que você conheça a realidade com a qual você trabalha, ou irá trabalhar, é necessário um bom diagnóstico. É a partirdele que se reconhece a realidade com a qual se trabalha ou que se pretende trabalhar, sendo que este conhecimento é de suma importância para que o planejamento do Assistente Social atenda à demanda de modo eficaz e transformador. Desta maneira, podemos dizer que a realização da análise pode acontecer de forma mais geral ou mais específica, dependendo das medidas posteriores a serem tomadas e comqual intuito está sendo realizada. Por exemplo: se a ação do Assistente Social é de caráter breve, sem muito impacto ou duração, não será necessário uma análise tão demorada quanto se ele tiver que elaborar um projeto que trará mudanças para a comunidade local.


Nunca é demais falar: o assistente social deve ter o olhar atento e a sensibilidade para que não mate a cultura local ousobreponha as qualidades e cultura da realidade onde está inserido. O profissional não está lá para aparecer, ele atua como um agente facilitador e garantidor de acesso aos direitos. Deve propiciar a autonomia da população, bem como possibilitar que cada um se perceba enquanto sujeito de sua história.


A análise, o estudo, o conhecimento se dá sempre a partir de um interesse ounecessidade, portanto implica em um ato político. Para tanto, se faz necessário, neste momento, retomar o que já foi dito acerca da políticas sociais: elas são redefinidas considerando as transformações que ocorrem em sociedade, ou seja, em âmbito conjuntural, pois nem a sociedade, nem as políticas, são ou devem ser estáticas. Ambas estão em constante movimento, buscando sempre a satisfação dasnecessidades humanas. Por isso, há a necessidade de estudos e análises permanentes, para que não ofertemos à população um serviço do qual ela não necessita.


Quando falamos em análise, em estudo, em conhecimento da realidade, com certeza não podemos ser preguiçosos, profissionais pacatos e que esperam tudo “cair do céu”. Se realmente desejamos encontrar (e atuar) as causas de muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
  • Caracterização sócio institucional do CREAS
  • caracterizaçao socio institucional
  • Caracterização Sócio Institucional CRAS
  • Caracterização sócio institucional
  • Caracterizacão sócio institucional
  • caracterização socio-institucional
  • Caracterização socio institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!