Caracterização sócio institucional

Páginas: 8 (1829 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
[pic]





















































































SUMÁRio

1 CONTEXTUALIZAÇÃOHISTÓRICA......................................................................................3

2 ObjetivoInstitucional..............................................................................................6

3 Ambito Institucional................................................................................................8

REFERÊNCIAS 8

1-Contextualização histórica:

A prefeitura Municipal de Ituiutaba fundada em 1º de janeiro de 1902, a cidade foi emancipada em 1901, no inicio não se falava em prefeito e sim administrador. Após a emancipaçãomuitas conquistas foram surgindo e a cidade começou a se desenvolver e com isso veio o crescimento. Este exigiu uma organização maior porque com o crescimento aumentaram as desigualdades sociais.
Hoje a prefeitura é administrada pelo Prefeito Luiz Pedro Correia do Carmo, Secretario Municipal de Governo Doutor Marcelo Rangel, Secretaria de Desenvolvimento Social Sonia Maria Correia doCarmo, Secretario Municipal de Fazenda Administrativo e Recursos Humanos Luiz Felipe Resende, Secretario Municipal de Saúde Dr. Evandro Martins Tomé, Secretario Educação Esporte e Lazer Hilda Muller, Secretaria Municipal de Planejamento Carlos Novais, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos Luis Manoel Parreira, Procuradoria Geral do Município Dr. Manoel Tibúrcio Nogueira.
APrefeitura Municipal de Ituiutaba juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social abriram as portas para o campo de estagio aos estudantes do curso de Serviço Social nos CRAS (Centro de Referencia de Serviço Social) dentre eles o CRAS Ipiranga onde estarei fazendo meu estagio. Hoje contamos com 4 CRAS em nosso município e com atendimento direcionado as famílias com maiores índices devulnerabilidade social e risco social.
O CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. Para a criação, formulação e implantação de um CRAS são necessárias varias fases de organização; a primeira: é feito o diagnostico para conhecer asdemandas e as ofertas do território; segunda fase: registrar informações e disseminá-las (dias e horários de funcionamento, critérios de elegibilidade e outras ações ofertadas como campanhas); terceira fase: organizar a rede, tendo como parâmetro a ação compartilhada dos autores , sendo o CRAS o elemento central, ou o centro animador/operador que se pressupõe negociação constante para a aliança.Organograma Secretaria de Desenvolvimento Social


[pic]


O Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) é uma unidade publica da Política Nacional de Assistência Social de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programassócio assistenciais de proteção social básicas às famílias e indivíduos e a articulação destes serviços no seu território de abrangência.
O PAIF (Proteção e Atendimento Integrado à Família) é o principal serviço ofertado pelo CRAS cuja execução é obrigatória e exclusiva, o qual consiste em um trabalho de caráter continuado que visa o fortalecimento da proteção das famíliasprevenindo ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do usuário.
O CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) do bairro Ipiranga iniciou suas atividades através da Lei 3903 de 13 de dezembro de 2007, de atendimento ao cidadão carente com cestas básicas, cobertores, fraldas geriátricas, fotos para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
  • Caracterização sócio institucional do CREAS
  • caracterizaçao socio institucional
  • Caracterização Sócio Institucional CRAS
  • Caracterização sócio institucional
  • Caracterizacão sócio institucional
  • caracterização socio-institucional
  • Caracterização socio institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!