Caracterização Institucional

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

Sandra carla ribeiro dos santos








ESTÁGIO CURRICULAR I
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
CRAS – ALAGOINHA – PE



















Pesqueira – PE
2013


Sandra carla ribeiro dos santos













ESTÁGIO CURRICULAR I
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL

CRAS – ALAGOINHA -PE








Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I.

Orientador: Adarly R. M. Goes
Supervisora de campo: Denize Inácio








Pesqueira - PE
2013
CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL
– CRAS – ALAGOINHA - PE

O CRAS–Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.  foi inserido em maio de 2005 na gestão do Sr. Prefeito Eraldo Paes da Silva, com aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social.É uma unidade pública da política de assistência social, de basemunicipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.
      Algumas ações da proteçãosocial básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmoocorrendo na área de abrangência dessescentros, podem ser desenvolvidas fora de seu
espaço físico, desde que a ele referenciadas.

O utilitário do CRAS é o resgate da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, é o principal equipamentode desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretizaçãodos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social. O perfil do CRAS é coordenar, articular, implementar e desenvolver ações de prevenção, proteção, inclusão, e promoção social, tendo o fortalecimento do núcleo familiar como foco principal desua atuação.
A área de abrangência é urbana e rural funcionamento de segunda à sextas - feiras das 8h às 12h. e das13h ás17h. e faz parte do organograma da Secretaria de Ação Social e Cidadania do município de Alagoinha - PE, e sua equipe técnica é formada pela coordenadora e Assistente Social, a Assistente Social Denize Inácio Santos de Almeida por uma Psicóloga a Sra. Maria de Fátima Larrée uma secretária a Sra. Mª. da Conceição.
É o lugar que permite o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. É a porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. A estrutura física da instituição conta com acessibilidade para pessoas comdeficiência, cadeirantes e idosos, recepção, duas salas para atendimento, sala para reunião, sanitário e copa. Tem capacidade de atendimento de acordo com a demanda do município e com inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social conforme estabelecido na NOB-SUAB.
É, no entanto, responsável pela oferta do programa de atenção integral às famílias na proteção básica .
Organograma daSecretária de assistência social


Dá amparo social às famílias através da política de assistência social com ética e responsabilidade .
Os principais programas implementados na instituição CRAS, é sem duvida os mais conhecidos como o PAIF, (Programa de Atenção Integral à família), é o principal programa de proteção básica do sistema único de assistência social - SUAS. O PAIF tem por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização Institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!