Caracterização Institucional

Páginas: 12 (2888 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

WESLEY SILVA DE CARVALHO










Caracterização socioInstitucional











Itapetinga
2014
Wesley silva de carvalho











Caracterização socioInstitucional





Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social V semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas de Ética Profissional; Família, Cultura e Sociedade; Política Social II.
Prof(es). Clarice da Luz Kernkamp; Maria Ângela Santini; Maria Lucimar Pereira.














Itapetinga
2014
1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTUIÇÃO
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos sócios assistenciaise, portanto, á proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da politica de assistência social para a rede de Proteção Básica e referencia para encaminhamento á Proteção Especial. Aproxima a população da luta pelos seus próprios direitos.
A instituição CRAS atua dentro dos municípios como uma ponte que a população mais carente e que se encontra em situação devulnerabilidade social se encaixa neste momento sendo a figura que completa, ou seja, a peça de fundamental importância diante da situação pois é somente o profissional capacitado que tem um bom conhecimento de campo que vai fazer valer os direitos que por lei é pra todos no entanto a sociedade ainda não se convenceu do poder que tem em mãos.
[...] prefiro trabalhar com a noção de direitos humanos, que ,pelo menos, varia por subestruturas, de classe a classe, de raça para raça, de gênero para gênero [...] Parede que o conceito de violência não encontra um lugar ontológico, por isso é impossível definir violência, enquanto os direitos humanos encontram esse lugar [...]. (SAFFIOTI, 1995, p. 19).
O CRAS – centro de referencia da assistência Filipe Achy. É um equipamento publico da politica daassistência Social de base municipal está situado a Naomar Alcântara nº 189,bairro Filipe Achy. é uma unidade descentralizada de atendimento de assistencial social que visa atender á população mais próxima de sua moradia. A unidade foi fundada no dia vinte e sete de outubro do ano de 2009 na gestão do prefeito Moacir Andrade, sendo que o mesmo passou a responsabilidade da intuição para a secretariamunicipal de ação social, a sua inauguração foi marcada pelo prefeito e pela de sua esposa Clea Malta de Oliveira Andrade a qual disse que a chegada do CRAS a um lugar de extrema vulnerabilidade social, como o Bairro Felipe Achy, tem um significado todo especial á toda uma comunidade, uma vez que dentro daquela estrutura será edificada, dia a dia a cidadania de um povo.
“Se cuidarmos da infânciahoje, dando-lhes a chance de desenvolver um talento ou habilidade, não será preciso amanhã, aumentar os investimentos na segurança pública por ter jovens envolvidos no mundo do crime, por isso é que acredito nos projetos com meio de transformação”, palavras do prefeito na festa de inauguração.
A primeira coordenadora da intuição foi a pedagoga Edissinéia, os funcionários mudaram desde a suainauguração e a presença da unidade naquela região tem feito uma grande ponte de equilíbrio entre a população mesmos favorecida e a igualdade social.
1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
A atual responsável pelo CRAS Felipe Achy é a secretaria de ação social Roberta Gusmão, a coordenadora Rosilene Ferreira dos Santos, a assistente social Maria de Fátima Lisboa e o psicólogo Arthur Nolasco, essa é aequipe técnica e ainda conta com a presença de uma equipe muito competente composta por, um assistente administrativo, uma digitalizadora da PBF, cinco orientadoras SCFV, um orientador informática, um orientador equipe volante SCFV, cinco facilitadores (música, esporte ,dança, artesanato e equipe volante), um auxiliar de serviços gerais, uma merendeira, um porteiro, um vigia e uma equipe volante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caracterização institucional
  • Caracterização Institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional
  • Caracterização institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!