Caracterização In Situ de Rebocos com Base em Cal e Metacaulino Aplicados em Muretes Experimentais

Páginas: 2 (444 palavras) Publicado: 14 de abril de 2014
É do conhecimento geral que a construção nova tem sofrido uma quebra acentuada, algo que se deverá prolongar nos próximos anos. Este fator torna premente uma mudança de foco, para a conservação dopatrimónio edificado, que se assume de grande importância. Os edifícios antigos, particularmente os construídos antes da massificação do uso do betão armado, possuem características distintas dosconstruídos genericamente a partir dos anos 60. A utilização nesses edifícios de paredes de alvenaria de pedra e argamassas de cal, obriga a que se abordem atualmente as operações de conservaçãoconsiderando a importância de utilizar materiais compatíveis com os usados nessa altura. Neste sentido, as argamassas de cal constituem uma solução viável para a conservação ou substituição de rebocos deedifícios antigos, sendo fundamental estudar as suas características, de modo a aplicar a solução que melhor se adequa a cada caso de estudo.
Tendo em conta estes fatores, foram realizados estudos decaracterização de rebocos constituídos por argamassas de cal aérea e cal hidráulica natural, utilizando metacaulino em substituição parcial da massa de ligante. Foram aplicadas estas argamassas em muretesexperimentais, em ambiente exterior, para caracterização in situ do comportamento destes rebocos. Este estudo pretende contribuir para avaliar a influência do metacaulino nas argamassas de cal aérea ecal hidráulica natural, e ainda para tentar estabelecer correlações entre as tendências demonstradas nos ensaios in situ efetuados sobre os rebocos, aplicados num suporte em condições de exposiçãonatural, e em ensaios laboratoriais sobre provetes prismáticos produzidos com argamassas de formulação semelhante.
Face aos resultados registados, pode concluir-se que a substituição parcial da massa decal por metacaulino contribui para a melhoria das características mecânicas e de comportamento à água das argamassas de cal, tornando-as adequadas para a utilização como rebocos de edifícios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização In Situ de Rebocos com Base em Cal e Metacaulino Aplicados em Muretes Experimentais
  • In situ e Ex situ
  • Densidade In Situ
  • Densidade de solo in situ
  • M Todo In Situ
  • Ensaio in situ
  • 7 Densidade In Situ
  • Tecnologias de tratamento in situ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!