Caracterização do nível de resistência de clones de cacaueiro à vassoura-de-bruxa em função dos teores foliares de fenóis solúveis totais e clorofila.

Páginas: 44 (10886 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES CURSO DE TECNOLOGIA EM SILVICULTURA

CRISTYAN NERY DO COUTO BRUNA FRANCISCO SANTANA

CARACTERIZAÇÃO DO NÍVEL DE RESISTÊNCIA DE CLONES DE CACAUEIRO À VASSOURA-DE-BRUXA EM FUNÇÃO DOS TEORES FOLIARES DE FENÓIS SOLÚVEIS TOTAIS E CLOROFILA.

LINHARES 2011

CRISTYAN NERY DO COUTO BRUNA FRANCISCO SANTANA

CARACTERIZAÇÃO DO NÍVEL DERESISTÊNCIA DE CLONES DE CACAUEIRO À VASSOURA-DE-BRUXA EM FUNÇÃO DOS TEORES FOLIARES DE FENÓIS SOLÚVEIS TOTAIS E CLOROFILA.

Monografia apresentada ao Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Silvicultura das Faculdades Integradas de Ensino Superior de Linhares (FACELI), como requisito para obtenção do Grau de Tecnólogo em Silvicultura. Área de Concentração: Mecanismos de Defesa de Plantas.Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Galeas Aguilar.

LINHARES 2011

COUTO, Cristyan Nery do. SANTANA, Bruna Francisco. Caracterização do Nível de Resistência de Clones de Cacaueiro à Vassourade-bruxa em Função dos Teores Foliares de Fenóis Solúveis Totais e Clorofila. 48 p.

Orientador: Marco Antonio Galeas Aguilar Monografia apresentada às Faculdades Integradas de Ensino Superior de Linhares.Faculdade FACELI, 2011.

1. Theobroma cacao. 2. Resistência das Plantas. 3. Metabolismo Secundário. 4. Teor de Clorofila. 5. Moniliophthora perniciosa.

CRISTYAN NERY DO COUTO BRUNA FRANCISCO SANTANA

CARACTERIZAÇÃO DO NÍVEL DE RESISTÊNCIA DE CLONES DE CACAUEIRO À VASSOURA-DE-BRUXA EM FUNÇÃO DOS TEORES FOLIARES DE FENÓIS SOLÚVEIS TOTAIS E CLOROFILA.

Monografia apresentada às FaculdadesIntegradas de Ensino Superior de Linhares FACELI, como requisito parcial para obtenção do Título de Tecnólogo em Silvicultura.

Aprovado em 18 de Julho de 2011.

COMISSÃO EXAMINADORA

______________________________________________ Prof. D.Sc. Marco Antonio Galeas Aguilar Faculdades Integradas de Ensino Superior de Linhares Orientador

______________________________________________ Profª. M.Sc.Elaine Cristina de Ponte Melo Faculdades Integradas de Ensino Superior de Linhares

______________________________________________ D.Sc. Carlos Alberto Spaggiari Souza CEPLAC – LINHARES, ES

AGRADECIMENTOS Cristyan Nery do Couto

Primeiramente a Deus, que me manteve firme nos momentos em que os obstáculos pareciam maiores que a vontade de superá-los e por ter me guiado com sua sabedoria paraa conclusão desse trabalho e curso. Ao professor D.Sc. Marco Antonio Galeas Aguilar que me incentivou desde o começo para a elaboração desse trabalho e sempre acreditou em meu potencial, dividindo comigo conhecimentos e experiências para a vida toda. Ao D.Sc. Carlos Alberto Spaggiari Souza que sempre estava lá para dar o suporte necessário para a realização desse trabalho e pelas suas piadas quesempre animavam o dia. Ao M.Sc. Diego Guimarães Pinto que foi o guia prático do trabalho com os fenóis, devido ao acidente com o professor Marco Antonio, e sempre compartilhou sua vivencia e experiência dentro do laboratório e em campo. A Estação Experimental Filogônio Peixoto (ESFIP) de Linhares que nos recebeu de braços abertos para a realização desse trabalho; também a todos os funcionáriosdessa instituição, pelo suporte e paciência. A minha parceira dessa monografia, Bruna Francisco Santana, que “aceitou” fazer esse trabalho e se dedicou até o fim, mesmo tendo que me aturar nesse tempo de estágio. Foram três meses juntos e todos os aprendizados que estivemos juntos vão ser levados por toda a vida. A todos os meus colegas de classe, principalmente a Mirela, o Luciano e o Bruno Monte,parceiros de estágio na CEPLAC, que nos auxiliaram com as medições de clorofila e com a extração dos fenóis, sendo que o Bruno só pode ajudar na última semana das medições. A todos os professores com os quais pude ter o privilégio de compartilhar com seus conhecimentos, principalmente a M.Sc. Ana Paula Agizzio e o D.Sc. Marcos Teixeira que além de professores se tornaram meus amigos.

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização da estrutura superficial foliar
  • Determinação do teor de cobre em um sal solúvel
  • produtividade e teores foliares de nutrientes no sorgo
  • DETERMINA AO DO TEOR DE SOLIDOS E TOTAIS E UMIDADE
  • Teor de fenóis e flavonoides no caldo de cana determinados por espectrofotometria
  • Determinação de Carboidratos Totais Solúveis Oriundos de Partes do Cajueiro
  • Determinação do nível de proteínas totais no plasma
  • Caracterização do papel da função produção em indústrias de

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!