caracterização do ILÊ

Páginas: 20 (4798 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

Docente: Alcimar
Discente: Fernanda Souza da Silva
Disciplina: Estagio supervisionado I
Estagiário (a): Fernanda Souza da silva
Instituição: Associação cultural bloco carnavalesco Ilê Aiyê
Endereço: Rua direta do Curuzu 228, Liberdade Telefone/Fax: (71)2103-3400
Supervisor de Campo:
Período do Estágio: 13/10/2014 a 14/11/2014
Etapa do Estágio: I

Diagnóstico da Instituição

1.Identificação Local de Estágio:

• Nome. Associação cultural Bloco carnavalesco Ilê Aiyê
• Endereço completo. Rua direta do curuzu,228, curuzu, liberdade, salvadorba
• Telefone.(71)2103-3400
• e-mail. ileaiye@ileaiye.org.br

2. Identificação Supervisor(a) de Campo

• Nome:
• Nº do CRESS:

3. Descrição geral:

3.1 Histórico da instituição: origem, cultura organizacional, símbolos.De acordo com o estatuto o Ilê Aiyê, é uma associação de civil de direito privada, com fins não econômicos e sem caráter político partidário.
A Câmara Municipal de Salvador através do Projeto de Lei Nº 236/09, considera de utilidade pública municipal Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê.
O Ministério da Justiça, por meio da Portaria Nº 1.220, de 19 de agosto de 2003, declara aUtilidade Pública Federal da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, a assembleia Legislativa do Estado da Bahia, através de Ato da Mesa Diretora de 28 de novembro de 2007, nos termos do artigo 2º da Lei Estadual nº 6.670/1994, fica revalidado, o reconhecimento e utilidade pública da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, outorgado pela Lei Estadual nº 7.200/1997.

Fundada em 1º denovembro de 1974.
Primeiro bloco afro do Brasil, inicia sua historia em 1º de novembro de 1974, no curuzu, na liberdade, bairro de maior população negra do país: 600mil habitantes. Desde que foi fundado, vem homenageando países africanos, revoltas negras brasileiras,personalidade negras que contribuiram fortimente para o processo de fortalecimento da identidade étinica e da auto estima do negrobrasileiro, tornando populares os temas da história africana vinculando-os com as historias o seu movimento rítmico musical , inventado na década de 70, foi a responsavel por uma revolução no carnaval baiano.
A riqueza plástica e sonora do Ilê Aiyê retoma todas as formas expressadas na evolução dos movimentos de renascimento negro-africano, negro-americano ou afro-americano, as decodifica para ocontexto especifico da realidadde baiana sem perder de vista a relação de identificação entre todos “os negros que se querem negros” em qualquer parte do mundo, resaltando sempre o caráter comum da da origem ancestral, de um passado comum que nos irmana e tem como simbolo atual o perfil azeviche.

3.1- Hilda Dias dos Santos nasceu no dia 06 de janeiro de 1923, na cidade de Salvador. Casou-secom o alfaiate e fiscal da Prefeitura, Valdemar Benvindo dos Santos, no dia 06 de setembro de 1950, tendo 5 filhos. O primeiro deles, Antônio Carlos dos Santos Vovô, Presidente fundador do Bloco Ilê Aiyê – o primeiro Bloco Afro do Brasil – é também Ogãn de Obaluaê da Casa: o Ilê Axé Jitolu. A segunda filha Hildete Santos Lima – fundadora e Diretora do Ilê Aiyê – é também Ekédi de Oxum da Casa. Oterceiro filho Vivaldo Benvindo dos Santos – fundador e Diretor do Ilê Aiyê – é também Ogãn da Casa, confirmado, e filho de Logum Edé. A quarta filha foi Hildemária Georgina dos Santos, filha de Oxossi “In Memorian” e a quinta é Hildelice Benta dos Santos – Diretora da Escola Mãe Hilda -, filha de Oxalá e recebeu o cargo de mãe de santo do Terreiro Ilê Axé Jitolu após o falecimento de Mãe Hilda.
OPai de Santo da Iyalorixá Hilda Jitolu era da nação Gegê Mahin, chamava-se Cassiano Manoel Lima, sua Digina era do Gegê Mahin, cujo terreiro era localizado na Caixa Dágua. A Iyalorixá Constância da Rocha Pires, Mãe Tança, filha de Nanã, cuja Digina era Ajauci, continuou os trabalhos das obrigações de Hilda Jitolu.  O nome Jitolu foi dado a Mãe Hilda no dia 24 de dezembro de 1942.
O Terreiro Ilê...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ilê ayiê
  • Caracterização
  • Caracterização
  • caracterização
  • Caracterização
  • Caracterização
  • Caracterização
  • Caracterização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!