Caracterização do filo artópoda

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
CARACTERIZAÇÃO DO FILO ARTÓPODA












O nome Arthropoda significa pés articulados (podos = pés; arthro = articulação). É o filo que apresenta o maior número de indivíduos do reino animal, possuindo hoje mais de 1.100.000 espécies já descritas. Possuem simetria bilateral, com esqueleto externo (exoesqueleto) formado pelo tegumento. Este, por sua vez, compreende a epiderme e acutícula. O tegumento, sendo a camada externa dos artrópodes, possui as funções de proteção, sustentação e impede a perda de água. A cutícula é secretada pela epiderme que, quando recente, é flexível, mole; entretanto, passado algum tempo após a secreção, torna-se esclerotisada, principalmente pelo enrijecimento da quitina, que é a porção mais externa da cutícula. Em algumas articulações, a cutículapermanece flexível, não apresentando quitina (não é esclerotisada) mas sim a resilina, que é elástica. A existência de quitina rígida (exoesqueleto) impede o crescimento contínuo do artrópode; este crescimento é feito através de mudas ou ecdises, que são regulados por hormônios e outros processos endócrinos. Os apêndices locomotores ou alimentares são articulados e dispostos aos pares. O corpo édividido em duas porções (cefalotórax e abdome, cabeça e tronco) ou três (cabeça, tórax e abdome). Internamente, apresentam uma cavidade geral (hemocele), cheia de líquido (hemolinfa), e os órgãos respiratório, circulatório, nervoso, digestivo, excretor e reprodutor. A superfície do corpo dos artrópodes é formada pela união de várias placas ou escleritos, unidos por suturas ou sulcos. Apresentamnumerosas cerdas, acúleos, tubérculos e esporões, importantes na sistemática. A união dos escleritos forma anéis ou metâmeros que possuem as seguintes denominações: dois escleritos dorsais, chamados de tergitos, compõem o tergo ou noto; dois escleritos ventrais, chamados de esternitos, compõem o esterno ou ventre; dois escleritos laterais, chamados de pleuritos, compõem a pleura.
ClassificaçãoO filo Arthropoda está subdividido nos seguintes subfilos e classes:
A) Subfilo Trilobita – Artrópodes fósseis, todas as espécies foram extintas.
B) Subfilo Chelicerata
Classe Merostomata – límulos
Classe Arachnida – escorpiões, aranhas, carrapatos
Classe Pynogonida – aranhas marinhas
C) Subfilo Mandibulata
Classe Crustacea – camarão, lagosta, pitu, caranguejos
Classe Insecta – insetos:moscas, pulgas, borboletas, etc
Classe Chilopoda – centopéia, lacraia
Classe Diplopoda – milipés, piolho de cobra, gôngolos
Classe Symphyla
Classe Pauropoda
D) Subfilo Pentastomida
Os Chilopoda, Diplopoda, Symphyla e Pauropoda compreendem a antiga classe Miriápoda, não mais aceita. O nome miriápoda pode, entretanto, ser utilizado para referir-se a todos estes animais em conjunto.Exoesqueleto
O Exoesqueleto é quitinoso (cutícula) e dividido em placas. Em cada segmento a cutícula divide-se em 4 placas: 1 tergo (dorsal), 2 pleuras (laterais) e 1 esterno (ventral).
Posteriormente, várias placas fundiram-se dando origem às regiões corporais ou tagmos (p.ex.: nos insetos cabeça, tórax e abdômen). Simultaneamente, desenvolveram-se as membranas articulares (ou articulações) nasjunções entre as placas, que permitem a movimentação do corpo e dos apêndices. Daí o nome arthrópoda que significa “pés articulados”.
A cutícula é secretada pela epiderme (mais propriamente denominada hipoderme) e, além do revestimento externo, também recobre o intestino anterior e posterior, os túbulos traqueais dos insetos, quilópodos, diplópodos e alguns aracnídeos, os pulmões laminares dosescorpiões e aranhas e partes do sistema reprodutivo de alguns grupos. Todos estes segmentos cuticulares são eliminados durante a muda.
A cutícula é composta pelas seguintes camadas:
Epicutícula – formada de proteínas e em alguns casos de cera ou hidrocarbonetos
Prócutícula, que se divide em:
Exocutícula – camada pigmentada, formada de quitina e proteínas conjugadas ou simplesmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização dos pequenos filos
  • Filo filo
  • Filo
  • filo
  • filos
  • Filos
  • Filo
  • filo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!