caracterização de lagarto-se

Páginas: 10 (2389 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Lagarto é um município brasileiro do estado de Sergipe. Está localizado na região centro-sul do Estado, tendo a maior população do interior, e a terceira maior do Estado de Sergipe Localiza-se a uma latitude 10º55'02" sul e a uma longitude 37º39'00" oeste, estando a uma altitude de 183 metros. Possui uma área de 1.036 Km².
Segundo historiadores do município a história de Lagarto é contada porsua gente e está registrado em cada ponto da cidade. A ocupação do território de Lagarto vem da segunda metade do século XVI. Por volta de 1.575, deslocaram para o atual município atendendo ao pedido dos Índios Kariris, dois missionários da equipe de Manuel da Nóbrega: Jesuítas João Solônio e Gaspar Lourenço, acompanhados de cerca de 20 soldados. Então eles fundaram, na margem do rio Jacaré, umaigrejinha sob a invocação de São Tomé. Onde agora é localizado povoado Santo Antônio. Segundo historiadores, anos depois foi achada uma pedra em forma de um grande lagarto, possível causa da origem do nome da cidade. Outra versão fala da existência de um brasão com a marca de um lagarto, deixado por um fidalgo português. Em Lagarto, as arquiteturas do centro da cidade ainda guardam aspectos doséculo passado, destacando-se algumas ruas estreitas.
O município dispõe do Clima, semi-árido e a Temperatura Média é de 24,5º C. Localizada no Agreste Sergipano e seus Limites são com as cidades de Simão Dias, São Domingos, Salgado, Riachão do Dantas, Itaporanga d'Ajuda e Campo do Brito A hidrografia do município é composta pelos rios Vaza-Barris, Piauí, Jacaré, Piauitinga de Cima, Machado e Caiça,pelos riachos Oiti, Pombos, Flexas e Urubutinga. No solo, há riquezas minerais como argila, calcário, mármore, enxofre, e pedras de revestimento. Sua área de preservação são as piscinas do povoado Brejo, o Balneário Bica fonte natural na area urbana.
Segundo o censo do IBGE em 2010 a população de Lagarto é mista, com predominância de ascendência portuguesa, sua população é de 94.852 habitantes.Mantendo o percentual de crescimento em comparação com o resultado do censo em 2009, estima-se que no ano de 2012 a população alcance 100.000 habitantes. O censo tambem demostra, que 48,46% da população reside na zona rural, com 45.963 habitantes; já a zona urbana tem 51,54%, com 48.889 habitantes. A população masculina é de 46.498 (49,02%), e a feminina é de 48.354 (50,98%). Possui 33.532domicílios.
A saúde da cidade conta atualmente com o Hospital Regional que atende parte da população da região Centro-Sul do estado e o Hospital Nossa Senhora da Conceição. A cidade também possui duas Clínicas de Saúde da Família e outros centros de saúde, dos quais se destacam o Centro de Saúde Maria do Carmo Nascimento Alves, Centro de Diagnóstico Leandro Maciel conhecido como Posto do Leite o CentroEspecializado Monsenhor Daltro, Unidade de Saúde do Povoado Brasília, Unidade de Saúde do Povoado Jenipapo, Unidade de Saúde da Colônia Treze. Além de dois centro de atenção psicosocial – CAPS, que distintamente dão suporte a saúde mental e a recuperação de usuarios de drogas. Como pode ser visto a saúde no municipio é assistida com varias unidades de atendimento porem tem grandes debilidades comoausencia de medicos principalmente clinico geral e quando o mesmo existe é insuficiente para a demanda da população, alem dos problemas comuns ao setor publico os quais lamentavelmente são tao bem conhecidos.
A educação em Lagarto contam com escolas particulares, estaduais e 72 escolas e creches municipais as quais incentivam a cultura e a cidadania. a Secretaria Municipal de Educação inseriu nagrade de ensino a disciplina “cutura sergipana” alem de organizar todo ano o tradicional Desfile Cívico-Militar de Lagarto, onde participam escolas da Rede Pública e Particular com temas pertinentes au contexto atual. Tambem são características das escolas realizarem eventos em diferentes épocas do ano como as tradicionais Carroceatas, Apresentações de Ballet, Projetos Pedagógicos, Palestras e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lagartos
  • LAGARTO
  • Lagarto
  • os lagartos
  • de lagarto a borboleta
  • Lagartos Cordylus
  • Lagarto de água
  • Caracterização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!