Caracterização de 14 espécies florestais

Páginas: 20 (4926 palavras) Publicado: 6 de março de 2013
Eucalipto

Nome Científico: Eucalyptus grandis

Família: Myrtaceae

Anatomia: Apresenta vasos pouco numerosos, dispostos em cadeias oblíquas somente em algumas áreas, grande número de vasos isolados; parênquima paratraqueal vasicêntrico a aliforme escasso envolvendo parcial ou totalmente os vasos, confluente quando os vasos estão em cadeia.
Os vasos apresentam uma distribuição maisregular, sem um perfeito arranjo oblíquo e sem variação significativa no diâmetro tangencial; no plano tangencial, com respeito aos raios lenhosos, ocorre maior porcentagem de raios unisseriados em relação aos bisseriados e igual porcentagem de uni e bisseriados.


Propriedades Químicas: Madeira considerada com moderada durabilidade aos fungos apodrecedores e cupins e com baixa durabilidade aosfungos de podridão mole e cupins de solo.

Propriedades Físicas e Mecânicas: Madeira leve, de boa resistência mecânica, capaz de receber os mais variados tipos de atuações industriais. Em relação à umidade, pode ser considerada seca com umidade característica de secagem ao ar livre, densidade baixa, macia ao corte, grã direita, textura fina a média.

Secagem e Preservação: Madeira consideradacomo difícil de secagem, podendo ocorrer defeitos como colapso, empenamentos e rachaduras. A secagem em estufa deve ser feita de acordo com programas suaves, combinando, por exemplo, baixas temperaturas com altas umidades relativas. É recomendável a secagem ao ar, ou o uso de pré-secador, antes da secagem em estufa. Já para a preservação o eucalipto possui um cerne com difícil impregnação.Trabalhabilidade: Madeira excelente para serraria, no entanto, requer o uso de técnicas apropriadas de desdobro para minimizar os efeitos das tensões de crescimento. Apresenta boas características de aplainamento, lixamento, torneamento, furação e acabamento.

Usos Recomendados: Construção civil (leve interna, estrutural, ripas, partes secundárias de estruturas, cordões, guarnições, rodapés, forros,lambris, pontaletes, andaimes, tábuas, tacos, parquetes), móveis estândar, partes internas de móveis inclusive daqueles decorativos, lâminas decorativas, chapas compensadas, embalagens.














Pinus


Nome Científico: Pinus caribeae

Família: Pinaceae

Anatomia: A estrutura anatômica da madeira é relativamente simples, composta principalmente por traqueídeos que sãocélulas longas (2-6 mm comprimento), estreitas e de extremidades imperfuradas. A composição volumétrica do seu lenho é de 93% de traqueídeos, 1% de canais resiníferos e 6% de raios lenhosos. Os traqueídeos axiais apresentam pontoações areoladas predominantemente unisseriadas enquanto que as pontoações do campo de cruzamento são do tipo pinóide (1-5 pontoações). Os canais resiníferos apresentamcélulas epiteliais de paredes finas, responsáveis pela secreção de óleo-resina. O Pinus caribaea se diferencia das demais espécies de Pinus pela presença de traqueídeos radiais com identuras e pelos canais resiníferos longitudinais numerosos. Com relação ao parênquima radial, o lenho é formado por raios unisseriados e fusiformes, contendo canais resiníferos radiais em seu interior .

PropriedadesQuímicas: A composição química de Pinus caribaea encontra teores de holocelulose, lignina e pentosanas de 72, 26,8 e 11%, respectivamente.

Propriedades Físicas e mecânicas: A madeira apresenta baixa durabilidade e baixa estabilidade dimensional.
- Densidade de massa (ρ): aparente a 15% de umidade (ρap,15): 480 kg/m³ - básica (ρbásica): 400 kg/m³.

- Contração de saturada a seca em estufa:Radial: 3,4 %, Tangencial: 6,4 %, Volumétrica: 10,5 %.

- Flexão:

- Resistência - FM: Madeira verde: 48,0 Mpa; Madeira seca (15% de umidade): 69,6 Mpa;
- Módulo de elasticidade: verde: 6.463 Mpa;
- Limite de proporcionalidade: verde: 19,7 Mpa.

- Compressão

- Resistência – Fc0: Madeira verde: 18,5 Mpa;, Madeira seca (15% de umidade): 31,5 Mpa;
- Módulo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espécies florestais
  • Especies florestais
  • Conservação de especies florestais
  • Conservação de Espécies Florestais
  • Métodos de propagação de espécies florestais
  • Caracterização fragmentos florestais
  • Projeto produção da espécie florestal "pau rosa"
  • Caracterização do método de datação a partir do carbono 14

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!