Caracterização das classes de equinodermos

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ECHINODERMATA

Caracterização das classes de equinodermos:
Asteroidea:
Esta classe tem como representantes as estrelas-do-mar. São equinodermos em forma de estrela e de movimento livre, em que o corpo é composto de raios ou braços que se projetam através de um disco central. São normalmente de cores vermelhas, alaranjadas, azuis, roxas ou verdes.
A boca localiza-se no centro do ladoinferior do disco, e toda a superfície inferior do disco e dos braços é chamada de superfície oral. A superfície aboral porta o ânus (nem sempre presente), no centro do disco. A partir da boca, um largo sulco estende-se radialmente no interior de cada braço. Cada sulco contém duas ou quatro fileiras de pequenas projeções tubulares, chamadas pés ambulacrais.
Sistema hidrovascular (ambulacral):exclusivo dos equinodermos e tem função de lomoção, transporte de substâncias, na respiração, excreção, na circulação e sensorial.
O sistema digestivo é radial, estendendo-se entre os lados oral e aboral do disco. A maioria dos asteroídeos é carnívora e há também os que são necrófagos.
Esta classe tem quatro sistemas circulatórios celômicos. Os cílios no revestimento peritoneal desses celomas criam umacirculação contínua de fluido celômico.

Crinoidea:
É a classe mais antiga e primitiva dos equinodermos. Vivem em profundidades de 100m ou mais e por isso, não são comumente encontrados. São popularmente chamados de lírios-do-mar.
O corpo é composto de uma haste de ligação basal e de um corpo pentameral, chamado de coroa. Nos lírios-do-mar, encontra-se presente uma haste bem desenvolvida, masque se perde durante o desenvolvimento pós-larval das penas-do-mar de movimentos livres.
A haste de muitos crinóideos possui pequenos apêndices articulados e delgados (cirros) que são exibidos em espirais ao redor da haste. A coroa prende-se à haste por meio de seu lado aboral, por isso, ao contrário dos outros equinodermos, a superfície oral se direciona para cima.
A epiderme não é ciliada,exceto nos sulcos ambulacrais, assim como a maior parte da derme é ocupada pelos ossículos esqueléticos. Os ossículos do braço articulam-se permitindo pelo menos algum movimento. Existem crinóideos sésseis, que limitam-se a movimentos de encurvamento da haste, e os que se movem livremente, capazes de rastejar e nadar.
São todos dioicos e não existem gônadas distintas. Os gametas desenvolvem-separtindo do epitélio germinativo dentro de uma extensão expandida do celoma localizada dentro das pínulas.

Echinoidea:
São equinodermos de movimentos livres, conhecidos como ouriços-do-mar e bolachas-do-mar. Receberam esse nome por causa dos espinhos que cobrem os corpos desses animais. Os equinóideos não possuem braços e tem a forma circular ou oval. Apesar de serem radialmente simétricos,alguns representantes apresentam simetria bilateral secundária. Outra característica distintiva dessa classe é o achatamento e o endoesqueleto calcário composto por ossículos. São organismos deuterôstomios, com celoma bem desenvolvido.
As pedicelárias, que são características de todos os equinóideos, localizam-se sobre a superfície corporal geral como no perístomo. Elas são compostas de uma longahaste encimada por mandíbulas. A haste pode conter um bastão esquelético de sustentação, e existem geralmente três mandíbulas oponentes. Os músculos da haste proporcionam a elevação e a direção das pedicelárias em resposta a determinados estímulos.
A parede corporal é composta por uma epiderme ciliada que cobre a superfície externa, incluindo os espinhos. Abaixo da epiderme, há uma camada nervosa edepois uma derme de tecido conjuntivo, que contém as placas esqueléticas achatadas e suturadas. Não há camada muscular. Locomovem-se através dos pés ambulacrais e dos espinhos.
Externamente, a coloração é normalmente variada. Alguns são marrons, negros, roxos, verdes, brancos e vermelhos. Há também os que são multicoloridos. A maioria tem em média 6 a 12cm de diâmetro, porém há algumas espécies...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • equinodermos
  • equinodermos
  • Equinodermos
  • Equinodermos
  • equinodermos
  • Equinodermos
  • equinodermos
  • Equinodermos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!