Caracterização da paisagem serra do risco - arrábida

Páginas: 48 (11817 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Instituto Politécnico de Beja
Escola Superior Agrária

Gestão da Paisagem
Beja 2005

Inês Branco n.º 3271
Joana Jerónimo n.º 3188
Luis Marques n.º 3883
Sara Ferreira n.º 3341
Engenharia Agro-Florestal
Ramo Desenvolvimento Rural
4º Ano
Turma 1



A serra tem o ar de uma onda que avança
impetuosa e subitamente estaca
e se esculpe no ar;
é uma onda de pedra e mato,
é o fóssilde uma onda.


Sebastião da Gama



1. INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de Gestão da Paisagem, elaborou-se este trabalho, onde se procura proceder a uma caracterização da paisagem da Serra do Risco, incluída no Parque Natural da Arrábida. Devido à falta de informação especifica sobre a Serra do Risco, optou-se por recolher informação geral respeitante ao Parque da Arrábida.
Para estacaracterização teve que se considerar a localização geográfica da paisagem em causa e os seus elementos: características climáticas (insolação, temperatura, precipitação, número de dias de geada, humidade do ar, intensidade e dominância dos ventos, evapotranspiração real), características edáficas (geologia, litologia – grandes grupos de solos, tipos de solos e respectivas capacidade de uso,relevo, escoamento, risco sísmico), recursos hidrológicos (qualidade dos recursos hídricos, recursos aquíferos e respectivas bacias hidrográficas), regiões naturais e recursos florísticos e faunísticos (coberto vegetal e distribuição das culturas pelos parcelários e fauna), além de outros recursos ( como minérios, entre outros ). Como uma paisagem é indissociável das actividades humanas que aídecorrem (ambas se influenciam mutuamente), procedeu-se também a uma caracterização daquelas actividades, nomeadamente no que respeita à densidade populacional, áreas sociais, infra-estruturas. Por fim, procedeu-se a uma zonagem e à definição de aptidões de uso.
Após recolha de dados nos Atlas do Ambiente (Anexo 1), procedeu-se ao tratamento da informação contida na Carta Militar n.º 465, Carta dosSolos n.º 38-B e Carta de Capacidade de Uso de Solo n.º 38-B, onde se compartimentou a informação quanto ao limite da paisagem em estudo, às linhas de água, caminhos ( estradas nacional, secundária e caminhos ), caminhos de ferro, curvas de nível, perfil longitudinal e transversal (relevo) e tipos de solo.     




O Parque Natural da Arrábida estende-se por uma área de 10800 ha (além de 5700 hamarinhos), abrangendo áreas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra e foi criado pelo Decreto-Lei n.º 622/76 de 28 de Julho, devido à urgência de preservação de valores naturais, históricos e económicos, apresentando-se como uma área de revitalização dos espaços rurais e actividades tradicionais. O símbolo do Parque representa a guarita do Convento Velho da Arrábida e falésias calcárias.
OParque Natural da Arrábida localiza-se na parte mais meridional da Península de Setúbal, sobre um maciço calcário de baixa altitude que se estende paralelamente à costa numa orientação SW-NE e que se liga a norte, mais ou menos suavemente, com as planuras centrais da península e a sul contacta com o oceano na sua maior parte por arribas altas e falésias; a extremidade sudoeste constitui um largopromontório (Azóia-Espichel) e a nordeste penetra em cunha nas referidas planuras (Pedro, 1998).
A superfície do Parque Natural é maioritariamente revestida por um manto vegetal de feição mediterrânica, elemento visual determinante da paisagem, rasgado por cristas rochosas de natureza calcária, cinzentas a norte e esbranquiçadas a sul. A linha de costa compõe-se de falésias sobre o Atlântico erecolhidas praias de areias finas. Pastagens e terrenos cultivados, aglomerados urbanos e obras monumentais testemunham a presença humana. Assim, a originalidade da paisagem deve-se não só às suas características naturais mas também à remota humanização destes espaços, que de uma maneira geral se foi desenvolvendo em harmonia com o ambiente natural, sendo que a quase totalidade da área do Parque é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serra da Arrábida
  • paisagens da serra
  • Caracterização vegetacional da Serra de Itabaiana
  • Caracterização do espaço e levantamento de riscos
  • caracterização básica de risco
  • Riscos na operação de serra circular de bancada
  • Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira
  • Segurança do Trabalho. Análise de risco Serra Circular.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!