Caracteristicas dos países subdesenvolvidos

Páginas: 7 (1683 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
A existência de países com diferentes níveis de desenvolvimento é hoje em dia uma realidade indismentivel. Confrontados como somos pela resistência por um lado de altos níveis de produção e consumo, quando por outro lado constatamos o inverso. São os fenómenos do desenvolvimento e do subdesenvolvimento.
É mais do que evidente que o mundo actual é injusto, desigual e obtuso. Quandoobservamos os países que compõem o mundo, verificamos muita diferença em torno deles. É possivel notar que o crescimento e o consequente desenvolvimento económico derivado do fenómeno globalização, não é para todos. É bem evidente que inúmeras pessoas ainda carecem de alimentação, acesso a educação, emprego, entre outras necessidades humanas.

DESENVOLVIMENTO
Os países subdesenvolvidosresultaram da expansão do capitalismo a partir da Europa Ocidental, desde os séculos XV e XVI. O capitalismo, que nasceu na Europa, expandiu-se por toda a superfície do globo e produziu um mundo interligado, dividido em áreas centrais ou desenvolvidas e áreas periféricas ou subdesenvolvidas.
Nos países desenvolvidos o capitalismo resultou de um processo endógeno ou interno, ou seja, desenvolveu-se apartir da própria sociedade. No Terceiro Mundo o capitalismo foi imposto de fora, isto é, resultou de um processo exógeno ou externo.
As sociedades que existiam nos países colonizados, por exemplo as sociedades indígenas ou a milenar sociedade indiana, acabaram sendo destruídas ou submetidas a um novo modelo social, colonial.
A exploração colonial visava a expansão do comércio e a produção deminérios ou gêneros agrícolas baratos para suprir o mercado mundial.
No início havia mão-de-obra escrava em grande parte dos atuais países subdesenvolvidos. A partir de meados do século XIX, a escravidão começou a atrapalhar o desenvolvimento da economia de mercado, pois o escravo não era comprador e consumidor. Extinto o regime servil, uma massa de trabalhadores com baixíssimos salários substituiuos escravos. Dessa forma, a intensa exploração da força de trabalho constitui uma das características essenciais do subdesenvolvimento.
Em alguns lugares, como a América Latina, os europeus desprezaram as sociedades preexistentes e estabeleceram outra, trazendo trabalhadores escravos da África e a elite dominante da própria Europa. Em outras áreas, onde havia populações muito numerosas, como foio caso da Ásia, os dominadores europeus corromperam algumas elites locais, provocaram rivalidades e conflitos entre grupos sociais, conseguindo que certas camadas dominantes já existentes fossem coniventes com a economia colonial, e recrutaram trabalhadores mal remunerados no próprio local.
Na Índia por exemplo, os colonizadores ingleses encontraram uma sociedade extremamente complexa, que tinhaum desenvolvimento econômico avançado para a época, com produção manufatureira superior à da própria Inglaterra. Como o que interessava era uma Índia submissa, compradora de bens manufaturados ingleses e produtora somente de matérias-primas a serem vendidas a preços baixos, os ingleses acabaram destruindo essas oficinas manufatureiras indianas, provocando o atraso em que hoje se encontra aquelepaís.
O Estado - Repressor e Ilegítimo
Nos países subdesenvolvidos, o Estado foi montado pelos colonizadores com o objetivo de defender os interesses mercantis, baseando-se menos na coesão, isto é, nas leis, na tradição, na cultura, como ocorre nos países desenvolvidos, e mais na coerção, isto é, na força física, impositiva. Juntando-se a isso, a enorme disparidade entre a minoria dominante e amaioria explorada provocou um estado de violência quase que endêmico, baseado na pressão militar ou policial sobre as populações de baixa renda.
É por isso que a democracia dificilmente consegue se firmar no Sul, mantém-se por curtos períodos ou existe apenas na teoria, salvo raras exceções, como parece ser o caso do Brasil de hoje, onde a democracia se consolida cada vez mais.
Uma efetiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Características dos países subdesenvolvidos e desenvolvidos
  • Caracteristicas dos paises subdesenvolvidos
  • Características dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos
  • características dos países subdesenvolvidos
  • Caracteristicas dos paises subdesenvolvidos
  • Características dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos
  • Caracteristicas dos paises subdesenvolvidos
  • características dos países subdesenvolvidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!