caracteristicas do aço

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Técnico em Química
Natália Silvero n°21
Texto cientifico argumentativo: vídeo Aço
O aço na antiguidade já era muito desejado pelos reis e guerreiros, possuía seu valor próprio.
O aço é utilizado para a construção, modelagem e soldas, além de contribuir para a construção de prédios mais altos, pontes mais resistentes e automóveis. O aço hoje, é o metal que sustenta o mundo. Por ano éconsumido mais de 1 bilhão de toneladas do metal. O aço basicamente se constitui de ferro (Fe) e Carbono (C), é um metal muito flexível e rígido.
O aço antigamente já era utilizado como uma forma de blindagem dos soldados nas guerras. Porem suas placas metálicas não eram tão fortes, então, cientistas optaram pela alternativa de enrijecer o aço, aquecendo-o em uma corrente de calor e depois borrifando-ocom agua. Chamado blindagem do aço, tornou-se o meio mais eficaz para proteger os soldados, até mesmo de calibres 50, pois suas placas tornaram-se ainda mais fortes, ao ponto de combater essas colisões de guerras.
O grão, como conhecido, é uma propriedade de proteção do aço, devido as suas moléculas alinhadas, torna-se impenetráveis qualquer tipo de matéria.
Pare se obter uma liga de aço maisdura, o aço inoxidável, acrescenta em sua estrutura mais dois elementos, o níquel e o cromo. Depois é preciso laminar o aço, RHA como conhecido, é o aço laminado. Estica-se os grãos (estes mais longos e resistentes e dúctil), é preciso de muito calor e muita agua fria para que se modifique os átomos da estrutura.
Para se obter o aço é preciso da Taconita, que é encontrada em pedreiras,utiliza-se de explosivos. A Taconita é constituída de 98% de ferro e O. O Oxido de ferro nela constituída é 25%, junto a sílica e outras impurezas. É preciso tirar todo o Oxigênio para se ter um Fe puro. Para 2kg do minério Taconita, faz-se meio quilo do metal, o aço.
É preciso transformar o minério cru em pedras, 25% de ferro em pelotas de 65% de ferro. Para mover o ferro da Taconita, usa-se omagnetismo que atrai somente o ferro. Depois de separar o ferro de outros minérios, as pelotas de ferro são aquecidas e secadas, mandadas para a fundição para que se possa transformar em aço. Estas aguentam até 270kg de pressão.
O aço é o componente crucial na construção de pontes, por exemplo, devido sua resistência a tensão, sua flexibilidade e sua ductilidade. Um cabo de aço de 2cm de diâmetrosustenta 50 toneladas aproximadamente. Mas como transformar barras de aço em cabos de aço? É preciso de uma força de 5 mil kg para puxar uma pequena quantidade de aço. O aço quando puxado, resiste a tensão de forma oposta, não perde a sua força, ao contrário ganha mais resistência a fadiga e se torna ainda mais dúctil. Os cabos de aço são usados para manter a ponte segura, os chamados cabos pós tensão;quanto mais força mais segura será a ponte.
O aço existe a mais de 2000 anos. Tem-se um truque para se obter um aço de boa qualidade, é necessário de uma ligação perfeita de ferro e carbono. Pois se tiver muito ferro o aço se torna mole, e se tiver muito carbono o aço se torna frágil, este conhecido como ferro fundido.
Em 1856 Henry Bessemer, um engenheiro renovável da época foi quem estudou edescobriu esta liga de ferro e carbono que se transformaria num metal, que hoje é burro de carga do mundo moderno. E como ele fez isso? Usando jatos quentes de O (oxigênio) dentro de um forno especial para reduzir a quantidade de C (carbono) no metal. Para se ter um aço de boa qualidade, solfamos o oxigênio puro no ferro fundido e isso oxida o carbono presente no ferro. A uma temperatura acima de1000°C, o oxigênio literalmente queima o carbono do aço.
As casas de fundição tem o papel de, junto com um calor extremo e maquinas extremas, eliminar as impurezas do minério de ferro e fundir o carbono para se ter um metal mais duro.
Transformar um minério de baixa qualidade em um aço, exige muito calor que é gerado por um combustível chamado COC, este nada mais é que o resultado da queima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Características de alguns elementos no aço
  • Aço
  • caracteristicas do aço 8630
  • 1 CARACTERÍSTICAS DOS ELEMNENTOS DE LIGA NOS AÇOS
  • principais caracteristicas da madeira e do aço e sua aplicação na construção
  • CARACTERISTICAS DOS AÇOS LAMINADOS A FRIO NOS PROCESSOS DE RECOZIMENTO CONTÍNUO E DE RECOZIMENTO EM CAIXA
  • CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS SAE 1020 E AÇO SAE 1045 EM ESTRUTURAS METÁLICAS
  • Aços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!