caracteristicas das doencas em geriatria2 2

2702 palavras 11 páginas
CARACTERÍSTICAS DAS DOENÇAS EM GERIATRIA

É importante assinalar que não existem doenças próprias do idoso, embora se coloque, em algumas, o apelido de senis, como acontece com a demência ou a osteoporose. Estas doenças podem manifestar-se em outras idades, mas são muito mais freqüentes neste grupo etário. A deterioração de órgãos e sistemas, que se produz com o envelhecimento, e acompanhada de perdas no âmbito social (aposentadoria, isolamento), econômicas e familiares (falecimentos, doença de pessoas próximas). Tudo isso gera medo, insegurança e dificuldades no acesso aos recursos de saúde e sociais. A peculiaridade das doenças geriátricas apóia-se na deterioração que acarreta sobre os aspectos funcional, mental e social do idoso. Funcional: pode aparecer uma incapacidade para as atividades básicas da vida diária (deambulação, alimentação, higiene, mudanças, vestuário e continência), assim como para as chamadas atividades instrumentais (tarefas domésticas, uso do transporte, manuseio do dinheiro e controle da própria medicação). Estas atividades são fundamentais para garantir a autonomia do idoso. A situação de incapacidade varia, dependendo do grau em que as atividades se vejam afetadas.
Mental: as doenças podem afetar em nível cognitivo, limitando a memória e a capacidade de raciocínio e abstração, e em afetivo, predispondo a depressão. Social: o aparecimento de uma doença pode condicionar a internação em um lar de idosos, a necessidade de ajuda domiciliar e a impossibilidade de viver só. As três dimensões estão intimamente relacionadas no paciente geriátrico. Os idosos apresentam patologias com uma freqüência muito elevada (Segundo algumas estatísticas, até 80%). Freqüentemente, coexistem mais de uma doença (pluripatologia).

Doenças mais freqüentes em geriatria

1. CARDIOVASCULARES: Insuficiência cardíaca; Hipertensão arterial; Infarto do miocárdio e angina de peito; Arteriopatias periféricas; Distúrbios venosos.

2. RESPIRATÓRIAS: Bronquite

Relacionados

  • Ss e gerontologia
    35894 palavras | 144 páginas