Caracteriazação de carboidratos

2310 palavras 10 páginas
INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
DISCIPLINA: Bioquímica
PROFESSOR: Arão Viana

CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS

PETROLINA
2011

CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS

Relatório da aula prática em laboratório elaborado como experiência da disciplina Bioquímica para cumprimento da avaliação do segundo período do curso de Tecnologia em Alimentos, sob orientação do professor Arão Viana.

PETROLINA
2011
1. INTRODUÇÃO
Os carboidratos são substâncias, sintetizadas pelos organismos vivos. São os chamados energéticos, pois a maioria da energia consumida pelo organismo para realizar as tarefas do dia a dia. São as moléculas orgânicas mais abundantes da natureza constituem ¾ da massa seca de todas as plantas (grãos, verduras, hortaliças). São produzidos pelas plantas verdes na fotossíntese a partir da H2O, CO2 e luz solar.

A glicose produzida na fotossíntese é usadas como fonte de energia no metabolismo celular dos seres vivos. A energia é armazenada nas suas ligações químicas. Os carboidratos obtidos na natureza são normalmente a celulose e a sacarose, e com maior frequência o amido. Dos quais por hidrólise são obtidas a glicose e a frutose. As moléculas dos carboidratos são constituídas por C, H e O. Variam de açúcares simples contendo de 3 a 7 carbonos até polímeros muito complexos. Os carboidratos, também chamados glicídios ou açúcares, são polihidroxiálcoois contendo um grupamento cetona ou aldeído. Os carboidratos são açúcares e participam da dieta de grande parte do mundo. Estão presentes em bolos, pães e biscoitos e é a partir da oxidação dessas biomoléculas que tem-se a principal via metabólica de obtenção de energia para a maioria das células não fotossintetizantes. Esta propriedade constitui uma das principais características dos carboidratos, pois estes ainda participam de

Relacionados

  • miolo
    180299 palavras | 722 páginas