Caracteres Da Propriedade E A Fun O Social Da Propriedade

Páginas: 2 (331 palavras) Publicado: 20 de março de 2015
Considerando o estudo em sala, em especial os caracteres da propriedade e a função social da propriedade, bem como os fatos e argumentos entregues juntamente com esta questão, posicione-se,explicando o porquê, quanto ao direito do Hospital em não permitir que o médico atenda e interne pacientes no interior da instituição.

O caso apresentado e a ser discutido, diz respeito a um médicoque foi desligado irregularmente do corpo clinico do hospital, e o mesmo está proibido de atender e internar seus pacientes.
Sobre este prisma, o desligamento ocorreu de forma irregular earbitrária, em desconformidade com a lei 3.258/57, além de a decisão do hospital fazer-se contrário à resolução nº 1.231/86, que diz que qualquer médico possui o direito de internar e assistir seuspacientes em hospitais públicos e privados.
Dispõe também a Constituição Federal (Art. 5º, inciso XXII e XXIII) sobre o direito de propriedade e que a propriedade há de atender a sua função social. Comefeito, no caso de internamento de pacientes, existe interesse maior, ou seja, do próprio paciente. Interesse este que nem sempre há de coincidir com o do proprietário do hospital privado. Porisso, vem justificar que seja impedido o internamento, pelo só fato do médico, escolhido pelo paciente, não fazer parte do corpo clínico.
Como consta na constituição federal (Art. 196), cadapaciente corresponde o direito de escolher seu médico, pois a saúde é direito de todos. Nesse entendimento, nota-se que o direito é do paciente e o médico torna-se corolário.
Por essa razão, o hospitalnão pode simplesmente cercear o exercício prisional do médico e impedir que o médico interne paciente seu, ainda que não pertença ao corpo clínico, pois o que deve prevalecer é a saúde dos pacientese não o fato do médico não fazer parte do respectivo corpo clínico do hospital, até porque deve-se observar a função social, que no caso do Hospital é o dever de cuidar bem de seus pacientes....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monografia Fun o Social da Propriedade
  • Fun o social da propriedade em geral
  • FUN O SOCIAL DA PROPRIEDADE
  • Fun o Social da propriedade
  • O DIREITO DE PROPRIEDADE COMO UMA FUN O SOCIAL
  • FUN O SOCIAL DA PROPRIEDADE
  • A FUN O SOCIAL DA PROPRIEDADE URBANA
  • FUN O SOCIAL DA PROPRIEDADE NA LEGISLA O VIGENTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!