CARACTER STICAS DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

277 palavras 2 páginas
CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

JOCIEL GARCIA

Trabalho apresentado ao Professor Dr. Eduardo Barreto, da disciplina Língua Portuguesa da turma 1º Período A, turno Noite do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

FAETERJ
Rio de Janeiro - 13/03/2015

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

O texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo o posicionamento crítico sobre um determinado assunto. Sua construção deve apresentar uma linha de raciocínio coerente e argumentação consistente, obedecendo aos princípios de estruturação e seus principais elementos de composição.

Para que um texto seja considerado dissertativo-argumentativo, o autor deve desenvolver uma tese e comprová-la através de justificativas sólidas, utilizando estratégias argumentativas como dados estatísticos, pesquisas ou fatos históricos, de forma a convencer o leitor a concordar com a tese defendida. A conclusão deverá ser coerente e oferecer um desfecho à discussão elaborada no texto.

Outros pontos importantes devem ser observados no desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo. Conversas com o leitor, conselhos individuais e sentimentos podem descaracterizar o texto. Portanto, o conhecimento das características do texto dissertativo-argumentativo e a prática são fundamentais para obter um texto claro, coerente, coeso e elegante.

REFERÊNCIAS
VÂNIA DUARTE. O debate conduzido à escrita do texto argumentativo <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-debate-conduzindo-escrita-texto-argumentativo.htm >. Acesso em: 25 mar. 2015.

BRUNA DELPRETE – UNIVERSIA BRASIL. Saiba o que é o texto dissertativo-argumentativo cobrado na redação do Enem. <http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2012/07/31/955255/saiba-e-texto-dissertativo-argumentativo-cobrado-na-redaco-do-enem.html#>. Acesso em: 25 mar. 2015.

PROF. FRANCINETE CELESTINO – O Texto

Relacionados