CARACTER STICAS DO SISTEMA REPRODUTOR

1360 palavras 6 páginas
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA REPRODUTOR
FEMININO: Os órgãos genitais femininos são constituídos de forma análoga aos órgãos genitais masculinos, contendo segmentos produtores, segmentos condutores e segmentos receptores de gametas. A formação das células tem seu inicio nos ovários, as gônadas feminina funcionam também como glândulas secretoras endócrinas de alguns hormônios essenciais para a reprodução.
OVÁRIO: Os ovários são órgãos pares e situam-se e permanecem na cadela e na gata na região sublombar caudalmente aos rins, essa localização há uma variação nas diferentes espécies devido a um deslocamento desses órgãos, como por exemplo, na égua os ovários se deslocam cerca de 8 a 10 cm da parede dorsal. Na porca os ovários encontram-se no terço médio do abdômen e na vaca os ovários vão estar localizado no terço ventral do abdômen cranial ao púbis. Os ovários possuem um formato elíptico e reniforme.
FOLÍCULO OVARIANO: Desenvolve-se em animais com maturidade sexual na zona parenquimatosa diferenciando-se em folículo primordial, folículo primário, folículo secundário folículo terciário e folículo de graaf. No folículo de graaf na vaca a superfície do ovário aumenta nitidamente cerca de 2 cm e na égua aumenta cerca de 3 a 6 cm. As células da Teca forma a parede celular do folículo maduro e produz o estrogênio e a progesterona. O estrogênio produzido no folículo de graaf leva o animal a entrar no cio e aceitar a cópula, o progesterona vai proporcionar a fêmea uma preparação do útero para a recepção e implantação do ovócito fecundado.

TUBA UTERINA: A tuba uterina são pares e apresenta um lúmen bastante estreito e ainda um trajeto bastante sinuoso. a tuba uterina está suspensa por uma serosa camada, conhecida por mesossalpinge. A tuba uterina tem a forma de um funil, chamada de Infundíbulo da tuba Uterina, esse infundíbulo tem a função de receber a o ovócito que vai ser liberado no momento da ovulação, essa estrutura possui pregas na mucosa e na margem conhecida

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social
    9785 palavras | 40 páginas
  • mecanicas dos fluidos
    54853 palavras | 220 páginas