Caracter Sticas Arquitet Nicas Duomo

284 palavras 2 páginas
Características Arquitetônicas
Catedral de Florença (Duomo)

Notabilizada por sua monumental cúpula - obra do celebre arquiteto renascentista Felippo Brunelleschi - e pelo campanário, de Gioto, a catedral é uma obra da arte gótica e da primeira renascença italiana considerada de fundamental importância para a História da Arquitetura, registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV. Seu nome - cuja tradução é Santa Maria da Flor - parece referir-se ao lilium (lírio), símbolo de Florença, entretanto, documento do século XV informa que “flor”, no caso, refere a Cristo.
O conjunto arquitetônico da catedral, localizada na Piazza del Duomo, inclui o Duomo, o Batistério e o Campanile de Giotto. Os três edifícios fazem parte do patrimônio Mundial da UNESCO, que cobre o centro histórico de Florença e são uma grande atração para os turistas que visitam a cidade.
O plano inicial, de raiz gótica, da autoria de Arnolfo de Cambio, incluía já a grande cúpula. Apesar dos poucos vestígios góticos, conserva-se a decoração das paredes com mármores incrustados, as fachadas setentrionais e o campanário. O batistério, de desenho românico, é um prisma octogonal com cúpula em pirâmide. O seu revestimento, com placas de mármore, revela uma inspiração clássica. O objetivo da sua construção era ultrapassar, em magnificência, o batistério de Pisa.
Em 1864, Emilio de Fabris venceu um concurso para uma nova fachada, que é a que vemos hoje, um enorme e magistral trabalho de mosaico em mármores coloridos em estilo neogótico, com uma volumetria dinâmica e harmoniosa. Pronta em 1887 foi dedicada à Virgem Maria, e é ricamente adornada com estatuária de elegante e austero desenho. Em 1903 terminaram-se as monumentais portas de bronze, com várias cenas em relevos.

Relacionados

  • A italia nas olimpiadas
    1970 palavras | 8 páginas