Características e elementos dos pôsteres artísticos do final do século xix

Páginas: 10 (2349 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Características e Elementos dos Pôsteres Artísticos do Final do Século XIX

Characteristics and Elements of Artistic Posters of the End of the Century XIX


Rafael Hoffmann Maurilio[1]

Faculdade SATC, SC

Resumo

Este short-paper tem como objetivo analisar brevemente a história e as características dos pôsteres artísticos do final do século XIX. Período que, devido ao avanço dastécnicas de impressão, permitiu a integração entre a produção artística com a industrial. Foram analisados trabalhos de alguns dos mais influentes artistas da época como Jules Chéret, Henri de Toulouse-Lautrec, Alphonse Mucha, os Irmãos Beggarstaff, entre outros, para, através da análise das características (cores, formas, tipografia, etc.) das suas produções, poder entender a importância e influênciaque esse período, considerado por alguns autores como o início do design gráfico profissional, representa para o design.
Palavras-chave: pôster, história, século XIX.

1. Introdução

O pôster artístico foi uma das essências da arte comercial. Ele incorpora atributos básicos ao design como equilíbrio, harmonia e proporção, permitindo que os designers menos sofisticados, basicamente tipógrafos,produzissem propagandas eficientes. Os pôsteres, entre os séculos XVI e XVII, reproduziam geralmente textos informativos. As soluções gráficas ainda não levavam em consideração a legibilidade a distância e o texto era corrido em caracteres pequenos, sua única função era a informação. O pôster de rua era uma peça de papel na qual um letrista ou pintor desenhava ou pintava uma imagem ou mensagem. Ospôsteres padrão eram feitos por tipógrafos que inseriam seus próprios tipos de madeira ou metal nas composições de impressão. Raimes e Bhaskaran (2007, p. 16) descrevem os pôsteres tipográficos da época como informativos, que utilizavam diversos tipos e tamanho de fontes apertando uma linha em cima da outra, o que era motivado mais pela economia do que pela estética. As fontes eram distorcidas,expandidas ou comprimidas par ocupar a linha. Famílias e de fontes eram misturadas, usavam-se linhas horizontais para quebrar o texto ou enfatizar algum aspecto. As palavras-chaves eram exageradas, e a informação secundária era apresentada em tamanhos de fonte pequenos que funcionavam como sublinhados visuais.

[pic]
Figura 1: Pôster de Teatro, 1865
Fonte: Raimes, Bhaskaran, 2007, p. 16.Cardoso (2004, p. 47-48) comenta que o ritmo de popularização do pôster foi determinado principalmente devido as mudanças na fabricação do papel e no processo de impressão. Essas novas tecnologias viabilizaram a partir de meados do século XIX a produção em larga escala de pôsteres, impressos inicialmente por processos xilográficos e posteriormente por litografia.

Esse período, ao final daRevolução Industrial, provocou mudanças em todos os aspectos da vida, com inovações tecnológicas que transformaram a sociedade em todos os níveis. A influência da Revolução Industrial nos pôsteres segundo Raimes e Bhaskaran (2007, p. 14) foi que ela

originou uma população alfabetizada e instruída, com rendimentos e novas necessidades de consumo, aberta a idéias e produtos que passaram acircular em um mercado em expansão. Os excedentes criados pela Revolução Industrial resultaram num aumento da concorrência no mercado, pois os fabricantes competiam para vender enormes quantidades de novos produtos. Combinado com avanços na tecnologia de impressão, essa tendência abriu as portas para a nova mídia da publicidade, que floresceu com velocidade impressionante.

Poshar[2] comentaque nsse meio tempo, o pôster deixou de ser só um veículo comunicador de massa, tornando-se um artigo colecionável, uma peça decorativa, uma obra de arte, um manifesto cultural ou até mesmo um meio anárquico de expressão.
Os muitos artistas que reproduziam cartazes tais como, Alphonse Mucha, Toulose-Lautrec, Pierre Bonard, etc, acreditavam que o pôster seria o único meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O LEGADO ARTÍSTICO DOS PRINCIPAIS PENSADORES DO FINAL DO SÉCULO XIX / INÍCIOS SÉCULO XX
  • O LEGADO ARTÍSTICO DOS PRINCIPAIS PENSADORES DO FINAL DO SÉCULO XIX / INÍCIOS SÉCULO XX
  • MOVIMENTOS ARTISTICOS DO SECULO XIX E XX
  • Helena, uma mulher do século XIX com características do século XX
  • O judô foi criado no final do século XIX
  • trabalho e vida operaria final do seculo XIX no brasil
  • Final do século XIX até meados da década de 60
  • Transformações sociais do final dos seculos XVIII e XIX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!