Características, protocolos e serviços da camada de aplicação

Páginas: 14 (3407 palavras) Publicado: 25 de junho de 2012
SUMÁRIO

1. NÍVEL DE APLICAÇÃO INTERNET TCP/IP4
2. PROTOCOLOS5
2.1 Domain Name System (DNS)5
2.2 Hypertext Transfer Protocol (HTTP)5
2.3 File Transfer Protocol (FTP)6
2.4 Simple Mail Transfer Protocol (SMTP)7
2.5 TELNET8
2.6 Post Office Protocol (POP3)8
2.7 Internet Message Access Protocol (IMAP)9
2.8 Network File System (NFS)10
2.8.1 Remote Procedure Call (RPC)11
2.8.2 External DataRepresentation (XDR)11
2.9 Simple Network Management Protocol (SNMP)12
2.10 Internet Relay Chat (IRC)12
2.11 Network Time Protocol (NTP)13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS14
1. NÍVEL DE APLICAÇÃO INTERNET TCP/IP

A camada de aplicação é o nível que possui o maior número de protocolos existentes, devido ao fato de estar mais perto do usuário e os usuários possuírem necessidades diferentes. Essa éa camada do modelo OSI mais próxima do sistema final,ou seja, ela determina se existem recursos suficientes para a comunicação entre os sistemas.
Sem a camada de aplicação, não haveria nenhum suporte à comunicação de rede. A camada de aplicação não fornece serviços a nenhuma outra camada do modelo OSI, no entanto, ela fornece serviços aos processos de aplicação fora do âmbito do modelo OSI.Exemplos desses processos de aplicação incluem programas de planilhas, programas de processamento de textos e programas de terminais bancários.
Além disso, a camada de aplicação fornece uma interface direta para o restante do modelo OSI usando aplicações de rede (por exemplo, WWW, correio eletrônico, FTP, Telnet) ou uma interface indireta usando aplicações stand alone (por exemplo, processadores detexto, planilhas, gerenciadores de apresentações) com um redirecionador de rede. A maioria das aplicações que trabalham em um ambiente em rede é classificada como aplicações cliente-servidor.
Essas aplicações, como, por exemplo, o FTP, os navegadores da Web e o correio eletrônico, têm dois componentes que permitem que elas funcionem : o lado do cliente e o lado do servidor. O lado do cliente estálocalizado no computador local e é o solicitador dos serviços. O lado do servidor localiza-se em um computador remoto e fornece serviços em resposta às solicitações do cliente.
As aplicações cliente-servidor trabalham repetindo constantemente a seguinte rotina em loop: solicitação do cliente, resposta do servidor; solicitação do cliente, resposta do servidor, etc. Por exemplo, um navegador da Webacessa uma página da Web solicitando um localizador uniforme de recursos (URL), ou endereço da Web, em um servidor da Web remoto. Após localizar o URL, o servidor da Web que é identificado por aquele URL responde à solicitação.
Então, baseado nas informações recebidas do servidor da Web, o cliente pode solicitar mais informações ao mesmo servidor da Web ou pode acessar uma outra página da Web deum servidor da Web diferente. A World Wide Web, o Netscape Navigator, o Firefox e o Internet Explorer, são provavelmente as aplicações de rede mais comumente usadas. Uma maneira fácil de entender um navegador da Web é compará-lo a um controle remoto de televisão.
Um controle remoto lhe fornece capacidade para controlar diretamente as funções da TV: volume, canais, brilho, etc. Para que ocontrole remoto funcione corretamente, você não precisa entender como ele funciona eletronicamente. O mesmo ocorre com um navegador da Web, onde o navegador permite que você navegue pela Web clicando nos hiperlinks.

2. PROTOCOLOS

2.1 Domain Name System (DNS)

O DNS (Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:Examinar e atualizar seu banco de dados.
Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).
O sistema de distribuição de nomes de domínio foi introduzido em 1984, e com ele, os nomes de hosts residentes em um banco de dados pode ser distribuído entre servidores múltiplos, diminuindo assim a carga em qualquer servidor que provê administração no sistema de nomeação de domínios. Ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protocolos de Camada de Aplicação
  • Protocolos
  • Protocolos de camadas
  • Camada de Aplicação
  • Camada de Aplicação
  • Camada de aplicação
  • Camada de aplicação
  • Camada de aplicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!