CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ELEMENTO QUÍMICO:

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2014
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ELEMENTO QUÍMICO:

O boro foi identificado como elemento químico por Jons Jacob Berzelius em 1824. É o quinto elemento da tabela periódica e o único semi-metal do grupo III. Entre as características ópticas deste elemento, incluí a transmissão de radiação infravermelha, além de arde com chama verde. Na temperatura ambiente sua condutividade elétrica é pequena, porém ébom condutor de eletricidade em altas temperaturas. O boro elementar não é encontrado na natureza, porque está sempre combinado com o oxigênio para a formação de compostos covalentes (Soares et AL. 2005). O B2O3 geralmente reage com água para formar o ácido bórico [B(OH)3].
Segundo Oertli e Richardson; 1970 “O Boro é um elemento químico de símbolo (B), número atómico 5 (5 prótons e 5 elétrons)com massa atômica 11u. É um sólido na temperatura ambiente, classificado como metalóide, semi-condutor, tri valente que existe abundantemente no mineral bórax”. Apresenta dois alótropos: boro amorfo que é um pó marrom e boro metálico, cristalino, que é negro. A forma metálica é dura (9,3 na escala de Mohs) e é um mau condutor à temperatura ambiente. Possui funções biológicas sendo encontrado emplantas e animais no qual modifica e possivelmente regula o metabolismo de minerais (OERTLI e RICHARDSON; 1970).
O boro é um elemento relativamente raro representando somente 0,001% da crosta terrestre com os depósitos comerciais estimados em aproximadamente dez milhões de toneladas. Sendo a Turquia, com 63% das reservas mundiais, e os Estados Unidos os maiores produtores.
Existem mais de 150compostos contendo boro, sendo os elementos mais comuns em combinações o Cálcio, Sódio e o Magnésio. Fontes antropogênicas incluem a queima de carvão e o despejo em depósitos de lixo. Em vias aquáticas, o elemento pode ser encontrado em efluentes, principalmente em áreas onde seus compostos são utilizados em detergentes. As principais fontes de reciclagem são de fibras de vidro, vidrarias de borosilicato e cerâmicas.
WOODS, 1994 diz que o descarte de resíduos efluentes de indústrias que empregam o ácido bórico e sais de borato na manufatura de vidros, de esmaltes cerâmicos e de ligas metálicas, tem aumentado o potencial de entrada do boro na cadeia alimentar humana, em concentrações que podem causar sérios riscos à saúde.
No solo, os principais depósitos são áreas de antigas formaçõesvulcânicas no qual está presente na forma de boratos Sua assimilação no solo depende de fatores como unidade, lixiviação e acidez, o que pode provocar a deficiência em plantas de regiões tropicais.
Como este micronutriente é bastante lixiviado, provavelmente seu teor será mais baixo em solos arenosos, facilmente lixiviáveis e sujeitos a intensas chuvas.


FUNÇÕES DO ELEMENTO NA PLANTA:

Oselementos não podem ser substituídos por outros elementos em suas funções fisiológicas nutricionais, pois cada um deles desempenha um papel específico no metabolismo das plantas. Sendo que vários nutrientes também participam de outras atividades metabólicas (osmose, variação de pH, tamponamento, etc.). Nestas funções secundárias, estes elementos podem ser substituídos por elementos químicos queapresentam o mesmo comportamento físico-químico, por exemplo; potássio pode ser substituído pelo sódio e o cálcio pelo magnésio, neste tipo de função (KRAMER & KOSLOWSKI; 1972).
O Boro é o menos compreendido de todos os nutrientes minerais, embora em termos molares seja requerido pelas dicotiledôneas nas maiores quantidades dentre todos os micronutrientes. Sabe-se que ele é carregado pela correntetranspiratória até as folhas, apresentando pouca mobilidade dentro das plantas.
Esse nutriente não parece ser requerido por fungos ou bactérias e não há evidências de que seja um ativador, nem um constituinte de qualquer enzima. O Boro esta ligado às atividades meristemáticas, movimento de açúcares, síntese de proteínas, elongação celular, além de diversas outras funções não totalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • os elementos quimicos e suas caracteristicas
  • elementos quimicos e suas caracteristicas
  • Elementos da Robotica Estruturas e Caracteristicas Gerais dos Rôbos
  • Elementos quimicos
  • Elemento quimico
  • Elemento Quimico
  • Elementos quimicos
  • Elementos químicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!