Características do feudalismo

Páginas: 7 (1608 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
Feudalismo - características
Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (de 401 a 500), como conseqüência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das más políticas econômicas dos imperadores, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e baixo desenvolvimento urbano.
1)

O feudalismo foi um modo de organizaçãosocial e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei doava a eles.

Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedaço de terra para morar e também estavam protegidos dos bárbaros. Quando osservos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando iam cuidar das terras do Senhor Feudal.
A partir do século V d.C., entra-se na chamada Idade Média, mas o sistema feudal (Feudalismo) somente passa a vigorar em alguns países da Europa Ocidental a partir do século IX d.C.
2)

MODELO DE UM SENHORIO

1 – Celeiro; estábulo
2 - Igreja
3 - Ferraria4 - Campos de pastagem comuns
5 - Campos cultivados senhoriais
6 - Pântano
7 - Forno
8 - Solo improdutivo
9 - Terra de pousio
10- Bosque
11- Campos cultivados pelos camponeses
12- Pomar
13- Prado
14- Moinho
15- Castelo
16- Casa do pároco
17- Aldeia

Essas mudanças acabam revelando um novo sistema econômico, político e social que veio a se chamar Feudalismo. Em suma, com adecadência do Império Romano e as invasões bárbaras, os nobres romanos começaram a se afastar das cidades levando consigo camponeses. Já na Idade Média, com vários povos bárbaros dominando a Europa Medieval, foi impossível unirem-se entre si e os descendentes de nobres romanos, que eram donos de pequenos agrupamentos de terra. E com as reformas culturais ocorridas nesse meio-tempo, começou a surgir a idéiade uma nova economia: o feudalismo. 

A formação do feudalismo
Os feudos tinham a grande influência da igreja em suas vidas. Os germânicos, que foram chamados de bárbaros, ocuparam a Europa Ocidental e para lá levaram seus hábitos, costumes e leis. Ao longo do período entre os séculos V e IX ocorreu à transição entre o Antigo Escravismo e o Feudalismo.
Nesse período, o comércio, já decadentedesde a crise do Império Romano do Ocidente, declina ainda mais, em função dos ataques de sarracenos (árabes), magiares (húngaros) e vikings (nórdicos), naquilo que foi denominado de Novas Invasões. 
3)
As cidades desapareceram ou reduziram suas atividades. Apenas as cidades italianas, como Veneza e Gênova, mantiveram o comércio a longa distância através do mar Mediterrâneo. A economia eraagrária e voltada para o consumo. A autoridade central esfacelou-se e, na mesma proporção, se consolidou uma transferência de soberanias, privatizando-se forças militares locais e regionais, a instituição e arrecadação de tributos, a aplicação da justiça, etc.
O Feudalismo vem da fusão de duas culturas: a Germânica e a Romana. O elemento principal da cultura Germânica era o Comitatus, de onde surge avassalagem. O elemento principal da cultura Romana era o Colonato.
4)
Transformações da sociedade feudal (séculos XII e XIII) na Europa Ocidental:
* A Europa procura conquistar territórios no Oriente, por meio das Cruzadas. 
* As antigas cidades européias começam a renascer. 
* Desenvolve-se o comércio. 
* A sociedade feudal começa a se transformar.
A sociedade feudal
Asociedade feudal era composta por três estamentos (três grupos sociais com status fixo): o clero, a nobreza e os camponeses. Apresentava pouca ascensão social e quase não existia mobilidade social (a Igreja foi uma forma de promoção, de mobilidade).
* O clero tinha como função oficial rezar. Na prática, exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Características do Feudalismo
  • Feudalismo características e transição
  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • O feudalismo
  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • Feudalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!