Características de Porto Alegre

Páginas: 10 (2399 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014


Porto Alegre
e suas características




Serviços publicos e investimento
Como podem ver os nossos colaboradores, todos que integram a União Gaúcha representam segmentos muito diferentes e com grande diversidade de pensamento com relação aos diagnósticos do problema do serviço público e aos diagnósticos de solução para a crise por que passa o Estado. Por esse motivo, dada a essa grandegama de variedades de pensamento, de soluções, para viabilizarmos uma apresentação neste Pacto pelo Rio Grande, deliberamos, ao longo das inúmeras reuniões que temos mantido na construção de um trabalho escrito que virá, com essa visão multidisciplinar da União Gaúcha, a par desse trabalho escrito, fazer uma apresentação aqui hoje que trará uma mensagem geral da União Gaúcha a esse projetoextraordinário de uma construção coletiva e trazermos também duas visões pontuais, a questão fazendária, tratada pela AFOCEFE, e a questão da previdência pública, trazida pelo delegado do SINTERGS.
Como mensagem geral, a União Gaúcha, gostaria de esclarecer a todos que a participação neste ato é resultado de um trabalho coletivo de todas as entidades, e tem como finalidade fazer ver o quanto éimprescindível na nossa sociedade a prestação de serviços públicos pelo Estado. Desejamos, inicialmente, reconhecer o mérito da disposição desta Casa Legislativa para o diálogo com a sociedade, com todas as suas forças políticas e sociais em reconhecimento pleno de que a democracia se inicia, mas não se encerra na representação direta. Ainda que o tempo em que vivemos nos entristeça por eleições deespetáculos movidas pelo marketing, com escândalos de corrupção, com alianças políticas inexplicáveis dados os conteúdos partidários, não nos podemos afastar da política. Contribui para a afirmação da
democracia todo o esforço para resgatar o valor do exercício da política, elemento básico da estrutura do Estado. A política, na nossa compreensão, é necessária e a sua falta amordaça a sociedade.Reconhecemos, sim, o mérito da iniciativa, o valor da democracia representativa e da sua mediação por essas formas de participação da sociedade nas estruturas do poder. Porém, reconhecemos também que a falta da prática de um debate político maior, que supere interesses de bairros – como o que se propõe aqui neste pacto –, prejudica, talvez em alguma monta, a legitimidade e o envolvimento real da sociedadenas conclusões que se venha a chegar.
Biomas
Os biomas que nós podemos encontrar são Pampas e Mata AtlânticaEpécies endêmicas
Espécies endêmicas
A ecologia no Rio Grande do Sul vem se revelando um tema de crescente apelo popular. Pioneiro do movimento ecológico no Brasil, o estado tem uma insigne história neste campo, e apresentou muitas vezes propostas inovadoras. Rico em biodiversidade,o Rio Grande do Sul já possui significativalegislação ambiental própria, além de ser amparado pela legislação nacional, também volumosa; atualmente é desenvolvida uma série de iniciativas para o fomento das pesquisas, do ensino e da divulgação de conceitos ecológicos, tanto nas instâncias públicas como nas privadas; o governo já realizou e realiza grandes investimentos em projetos de várias naturezas,como em saneamento básico, na recuperação de zonas degradadas e na criação áreas protegidas; existem inúmeras associações, cooperativas e ONGs ambientalistas, que promovem o ativismo e apresentam resultados práticos promissores, e o tema é desenvolvido nas escolas e comunidades, em geral com boa receptividade.
No entanto, o estado também enfrenta graves problemasde poluição, desmatamento e desertificação, entre outros, que colocam desafios importantes para o seu desenvolvimento futuro, além de ter uma longa listagem de espécies ameaçadas, muitas delas já consideradas extintas localmente ou em processo de iminente desaparecimento. Além disso, a aplicação das leis muitas vezes é precária, dificultada por carências crônicas de recursos humanos e materiais, e denúncias de abusos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • porto alegre
  • Porto alegre
  • Porto Alegre
  • porto alegre
  • porto de porto alegre
  • Porto Alegre
  • PORTO ALEGRE
  • porto de porto alegre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!