Características de desenvolvimento dacontabilidade ambiental: um estudo exploratório do estado do rio grande do sul

Páginas: 8 (1964 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
CARACTERÍSTICAS DE DESENVOLVIMENTO DACONTABILIDADE AMBIENTAL: Um estudo exploratório do Estado do Rio Grande do Sul

Carolina Hallal de Freitas, Débora Gomes Machado,
Arthur Roberto de Oliveira Gibbon.

RESUMO

Com a crescente disputa pelo mercado consumidor, torna-se cada vez mais importante para as empresas a existência de um diferencial competitivo, os consumidores estão maisexigentes e sentindo a necessidade de gestões responsáveis, que preocupem-se não só com o lucro, mas com todo o ambiente interno e externo da empresa, também a sociedade na qual estão inseridas. Os recursos naturais, antes abundantes, tornaram-se escassos, devido à falta de interesse das organizações em poupar o meio ambiente dos danos causados pela sua gestão, porém, esta realidade vem mudando a cadadia. A população está mais atenta aos problemas ambientais, e por isso, passaram a cobrar das empresas uma postura de responsabilidade sócio-ambiental. Para atender a essa postura, surge um novo ramo na contabilidade, de cunho ambiental, que procura mensurar os custos que as empresas devem dispensar à preservação do meio ambiente e à possível reversão dos danos a ele causados. Essa contabilidadeambiental favorece a população, protegendo o meio ambiente e às empresas, ajudando na tomada de decisões para atender a essa nova necessidade competitiva de desenvolvimento sustentável. Este estudo traz o tema contabilidade ambiental como problemática de pesquisa, buscando evidenciar as características e estágio de desenvolvimento da Contabilidade Ambiental no Estado do Rio Grande do Sul. Oestudo, de caráter dedutivo, classifica-se como pesquisa bibliográfica, descritiva, documental, e estudo de campo. Este estudo encontra-se em fase de desenvolvimento.

Palavras-chave: Meio Ambiente, Diferencial Competitivo, Contabilidade Ambiental.

1 INTRODUÇÃO

A partir da década de 90, com a abertura dos mercados na busca pelo crescimento econômico, começou a surgir a globalização. Anosdepois, ela passou a ter uma desenfreada aceleração, e trouxe consigo o aumento da competitividade entre as empresas, fazendo com que elas não visassem somente o lucro, mas passassem a se preocupar com a qualidade e com os problemas sociais para ganharem a confiança dos clientes.
Surgiu então, a contabilidade ambiental, uma maneira das empresas registrarem seus fatos ambientais, como osinvestimentos para a preservação do meio ambiente e os custos e despesas para a reversão de fatos a ele prejudiciais. Além disso, as informações desse ramo contábil auxiliam a administração na tomada de decisões, bem como a mostrar ao mercado consumidor e aos stakeholders sua responsabilidade social, agindo também como marketing e diferencial competitivo.
Diante do exposto, este estudo traz otema contabilidade ambiental como problemática de pesquisa, buscando evidenciar as características e estágio de desenvolvimento da contabilidade ambiental no Estado do Rio Grande do Sul.
O estudo da contabilidade ambiental torna-se relevante para diferenciação dos conceitos de gastos, despesas e investimentos, na tentativa de melhorar o meio ambiente e garantir boas condições de nossosrecursos naturais às gerações futuras.

2 CONTABILIDADE AMBIENTAL

Segundo Tinoco e Kraemer (2008, p.153) a contabilidade ambiental é definida como: "o veículo adequado para divulgar informações sobre o meio ambiente. Esse é um fator de risco e de competitividade de primeira ordem. A não-inclusão dos custos, despesas e obrigações ambientais distorcerá tanto a situação patrimonial como asituação financeira e os resultados da empresa".
Os autores acrescentam que dentre os objetivos dessa contabilidade estão: saber se a empresa cumpre ou não com a legislação ambiental vigente, ajudar a direção em seu processo decisório e na fixação de uma gestão ambiental, comprovar a evolução da atuação ambiental da empresa através do tempo, detectar as áreas da empresa que necessitam de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Características do Rio Grande do Sul
  • Rio grande do sul , suas caracteristicas
  • CARACTERISTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO RIO GRANDE DO SUL
  • Aspectos do Estado do Rio Grande do Sul
  • Custo de implementação de um sistema de gestão ambiental em uma empresa do estado do rio grande do sul
  • Estudo sobre as finanças públicas do estado do rio grande do sul
  • COMPENSAÇÃO AMBIENTAL: um estudo da contabilização e evidenciação dos gastos em uma usina hidrelétrica localizada no Estado do...
  • Situa o Econ mica do Estado do Rio Grande do Sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!