Características da filosofia

Páginas: 19 (4603 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Principais características
Aristóteles propôs a primeira classificação geral dos conhecimentos ou das ciências dividindo-as em três tipos: teoréticas, práticas e produtivas. Todos os saberes referentes a todos os seres, todas as ações e produções humanas encontravam-se distribuídos nessa classificação que ia da ciência mais alta – a filosofia primeira – até o conhecimento das técnicas criadaspelos homens para a fabricação de objetos. No entanto, nessa classificação não encontramos a lógica.
Por quê?
Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática ou produtiva, mas um instrumento para as ciências. Eis por que o conjunto das obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de  Órganon, palavra grega que significa instrumento.
A lógica caracteriza-se como:instrumental: é o instrumento do pensamento para pensar corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado;
formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressa através da linguagem;
propedêutica: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica, pois somente elapode indicar os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos empregar para  cada modalidade de conhecimento;
normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro;
doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. Dada uma  hipótese, permite verificar as consequênciasnecessárias que dela decorrem; dada uma conclusão, permite verificar se é verdadeira ou falsa;
geral e temporal: as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis como a própria razão.
O objeto da lógica é a proposição, que exprime, através da linguagem, os juízos formulados pelopensamento. A proposição é a atribuição de um predicado a um sujeito:  S é P. O encadeamento dos juízos constitui o  raciocínio e este se exprime logicamente através da conexão de proposições; essa conexão chama-se silogismo. A lógica estuda os elementos que constituem uma proposição (ascategorias), os tipos de proposições e de silogismos e os princípios necessários a que toda proposição e todosilogismo devem obedecer para serem verdadeiros (princípio da identidade, da não-contradição e do terceiro excluído).

“Raio risca o céu de São Paulo durante o temporal”. Podemos identificar nesta frase (ou proposição) vários termos segundo a classificação de Aristóteles.
A proposição
Uma proposição é constituída por elementos que são seus termos.
Aristóteles define os termos ou categorias como“aquilo que serve para designar uma coisa”. São palavras não combinadas com outras e que aparecem em tudo quanto pensamos e dizemos. Há dez categorias ou termos:
1. substância (por exemplo, homem, Sócrates, animal);
2. quantidade (por exemplo, dois metros de comprimento);
3. qualidade (por exemplo, branco, grego, agradável);
4. relação (por exemplo, o dobro, a metade, maior do que);
5. lugar (porexemplo, em casa, na rua, no alto);
6. tempo (por exemplo, ontem, hoje, agora);
7. posição (por exemplo, sentado, deitado, de pé);
8. posse (por exemplo, armado, isto é, tendo armas);
9. ação (por exemplo, corta, fere, derrama);
10. paixão ou passividade (por exemplo, está cortado, está ferido).
As categorias ou termos indicam o que uma coisa é ou faz, ou como está. São aquilo que nossapercepção e nosso pensamento captam imediata e diretamente numa coisa, não precisando de qualquer demonstração, pois nos dão a apreensão direta de uma entidade simples. Possuem duas propriedades lógicas: a extensão e a compreensão.
Extensão é o conjunto de objetos designados por um termo ou uma categoria. Compreensão é o conjunto de propriedades que esse mesmo termo ou essa categoria designa.
Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracteristicas da Filosofia
  • Filosofia
  • Algumas Características da Filosofia moderna
  • Algumas Características da Filosofia moderna
  • As principais característica da filosofia humana
  • Caracteristicas da filosofia moderna
  • Características Gerais da História da Filosofia
  • caracteristica gerais da historia da filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!