Características culturais do mundo caipira

Páginas: 9 (2215 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Características culturais do mundo caipira

1. O caipira

Caipira é uma denominação tipicamente paulista. Nascida da primeira miscigenação entre o branco e o índio. "Kaai 'pira" na língua indígena significa, o que vive afastado, ("Kaa"-mato ) ( "Pir" corta mata ) e ( "pira"- peixe). Também o cateretê, inicialmente uma dança religiosa indígena, na qual os Índios batiam palmas, seguindo oritmo da batida dos pés, deu origem a "catira". A catira passou a ser um costume de caboclos, antigamente chamados de "cabolocos". Com o avanço dos brancos em direção ao Mato Grosso e Paraná a cultura caipira foi junto, levada principalmente pelos tropeiros. Hoje o termo "Caipira" generalizou-se sendo para o citadino uma figura estereotipada. Mas esse ser escorregadio e desconfiado por natureza,resiste às imposições vindas de fora. Tem uma espécie de cultura independente, como a dos Índios. Infelizmente alguns intelectuais passaram de modo errôneo a imagem do caipira. Hoje as festas "caipiras" que se encontram nas cidades e nas escolas não passam de caricaturas de uma realidade maior. Foi criada uma deturpação do que o povo brasileiro possui de mais profundo e encantador em suas raízes. "Aprimeira mistura", a pedra fundamental. O falar errado do caipira não é proposital. Permanecendo ele afastado das cidades, mantém no seu dialeto, muito conhecimento, que o homem da cidade já perdeu, com sua prosperidade aparente. O caipira conhece as horas apenas olhando para o céu e vendo a posição do sol. Sabe se no dia seguinte virá chuva ou não, pois conhece a fundo o mundo natural. Tem umchá para cada doença, uma simpatia para cada tristeza... Para o citadino o caipira virou motivo de divertimento, quando deveria ser o exemplo de amor à terra. Do antepassado Índio ele herdou a familiaridade com a mata, o faro na caça, a arte das ervas, o encantamento das lendas. Do branco a língua , costumes, crenças e a viola, que acabou sendo um dos símbolos de sua resistência pacífica.

2.Literatura

No período colonial, a cultural geral e a Literatura em particular, refletem uma nítida influência lusitana. Mesmo no período entre 1580 e 1640,durante o domínio espanhol, as correntes que aqui chegavam faziam-no via Portugal. É assim, fácil de entender que, nestes primeiros tempos, o interesse pela terra e pelo aborígine surgiam apenas como traços pitorescos que não chegavam a umverdadeiro nativismo. Isto só vai ocorrer na obra dos inconfidentes, quando a Franca aparece como influência marcante, ao lado da metrópole. Este foi o começo de um processo de procura por culturas diferentes da portuguesa, um processo que se completaria no Romantismo como abertura para o mundo cultural não lusitano.

Nos primórdios do período colonial , tendem a ser crônicas relacionadas ouas aspectos geográficos , ou a traços característicos da população indígena.

Os escritores dos primeiros tempos são, as vezes, produção de jesuítas, dos quais os mais importantes foram, sem dúvida, José de Anchieta e Manuel da Nóbrega. Sua produção inclui poemas , estudos da língua aborígene , catas e autos. Estes últimos forma escritos, as vezes numa mistura de latim , tupi guarani eportuguês, com propósitos nitidamente pedagógicos, no caso, catequéticos, pois incluem a necessidade premente de ensinar aos índios os princípios básicos do cristianismo,

3. Música Caipira

      A música caipira tem uma temática rural e, segundo Cornélio Pires, que a conheceu em seu estado original, se caracteriza “por suas letras românticas, por um canto triste que comove e lembra a senzala e atapera, mas sua dança é alegre”. Durante a época colonial, as letras falavam de lendas indígenas e canções religiosas portuguesas, mas com o p assar do tempo, começou a retratar também histórias de desbravadores.Sua música era chamada, inicialmente, de música caipira; posteriormente, para se distinguir da música sertaneja, recebeu o nome de “música de raiz” também é conhecida por “música do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caracteristicas culturais
  • mundo e suas caracteristicas
  • Mundo natural e do mundo cultural
  • MUNDO NATURAL E MUNDO CULTURAL
  • caracteristicas culturais bacterias
  • As principais características do evolucionismo cultural
  • Características Culturais Brasileiras
  • O mundo muçulmano: características e dogmas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!