Caracaterísticas e diferenças individuais

Páginas: 16 (3763 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Características
&
Diferenças Individuais




Lucas Franco de Freitas



Pontifícia Universidade Católica - PUC


Características
&
Diferenças Individuais




Lucas Franco de Freitas


Trabalho apresentado na disciplina de Teoria das Organizações
Professor: José Iesca Rodrigues
Turma: NA-2




São Paulo/SP
2011
Sumário

Neste trabalho iremos apresentar umestudo referente ao capítulo onze do livro “Teoria Geral das Organizações”. Serão relatados os principais conceitos para o entendimento do comportamento humano nas organizações; analisaremos as características que fazem das pessoas singulares e explicaremos o efeito das características individuais sobre o comportamento e o desempenho das pessoas.
Neste capítulo, serão estudados os seguintesconceitos das ciências comportamentais que ajudam a entender as pessoas e seu comportamento, como indivíduos e membros de grupos nas organizações:

Percepção
Atitudes
Aptidões
Inteligência
Personalidades
Variáveis Biográficas









Introdução

Se fôssemos idênticos o mundo seria muito aborrecido. Já pensou? Todos iguais uns aos outros. Felizmente, somos todos singulares, mas feitosdos mesmos ingredientes. Por esse fato, as pessoas são semelhantes e diferentes ao mesmo tempo.
O entendimento das diferenças individuais é importante em muitos aspectos da administração das organizações. Compreender como as pessoas são, e como agem, ajuda a tomar decisões de marketing, recrutamento e seleção de pessoal, bem como trabalhar em grupo, liderar equipes e conviver com colegas detrabalho.














Percepção
Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção eorganização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
Para apsicologia o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.
Muitos psicólogos cognitivos e filósofosde diversas escolas sustentam a tese de que, ao transitar pelo mundo, as pessoas criam um modelo mental de como o mundo funciona.
À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. Diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. As ilusões de óptica e alguns jogos, como o dos sete erros sebaseiam nesse fato. Algumas imagens ambíguas são exemplares ao permitir ver objetos diferentes de acordo com a interpretação que se faz. Em uma "imagem mutável", não é o estímulo visual que muda, mas apenas a interpretação que se faz desse estímulo.

Fatores que influenciam as diferenças na percepção
São três os principais fatores que contribuem para as diferenças na percepção: o observador, oestímulo e a situação

Observador: quando reparamos se há carros iguais aos nossos na rua ou se as pessoas estão vestidas como nós, isto são exemplos de como fatores pessoas afetam nossa percepção. Os fatores sociais podem ampliar, anular e distorcer os estímulos, o que influencia o processo de tomar decisões.
Estímulo: Independentemente do observador, os estímulos têm certas propriedades ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diferencas individuais
  • diferencas individuais
  • diferencas individuais
  • Percepção atitudes e diferenças individuais
  • Percepção, atitudes e diferenças individuais
  • Diversidade e Diferenças Individuais
  • Diferenças individuais e comportamento organizacional
  • Diferenças individuais e comportamento humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!