Car.ls

899 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
PLANO DE ENSINO
Oficina I: Gestão de Processos Organizacionais
1. Identificação
Código: ADM01187
Curso: Administração.
Etapa aconselhada: 4.
Número de créditos: 6 (seis), sendo 4 em sala de aula e 2 em trabalho de pesquisa supervisionada.
Turma: C
Semestre: 2014/1
Professor: Rafael Kruter Flores (rafael.flores@ufrgs.br)

2. Súmula
Disciplina de caráter teórico-prático. Aspectos essenciais da função de organização de processos, sua atualidade como instrumento de intervenção planejada. A abordagem sistêmica das organizações. Organização e estrutura. Análise organizacional: fases e instrumentos. Eficiência e eficácia dos processos. Metodologia de trabalho a ser executada durante o estágio: métodos de coleta de informações, métodos de sistematização e análise das informações coletadas. Elaboração e apresentação de relatório relativo aos conteúdos teóricos estudados e aos processos analisados em organizações privadas, públicas e/ou sem fins lucrativos.

3. Objetivos
Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, de análise crítica e de exposição e defesa de idéias a partir de uma visão sistêmica da organização e da gestão dos processos organizacionais.
Ao final das etapas de discussão teórica e de estágio supervisionado, os alunos deverão estar capacitados para: conhecer e compreender os conceitos de organização, sistemas e processos; compreender a gestão de processos a partir de uma visão sistêmica das e nas organizações; conhecer as diferentes fases que compõem a análise organizacional/administrativa; propor soluções alternativas aos problemas encontrados visando uma maior eficiência e eficácia dos processos; desenvolver as capacidades de negociação, conversação e contato com profissionais de empresas de diversos tipos em diferentes níveis; desenvolver a iniciativa e a criatividade na busca de soluções para os problemas organizacionais

Relacionados