Capítulo XI D'Maias

687 palavras 3 páginas
Cap XI
- Carlos visita Madame Gomes, cuja casa se situava na rua de S. Francisco.
- Carlos ouve pela primeira vez o nome da mulher de Castro Gomes: Maria Eduarda.
- Carlos observa Miss Sara e diagnostica-lhe uma “bronquite ligeira”, que “Em todo o caso necessitava resguardo, toda a cautela...”.
- Início do namoro entre Carlos e Maria Eduarda.
- Carlos visita diariamente Maria Eduarda.
- Carlos desloca-se a Santa Apolónia e encontra o Gouvarinho que ia com a mulher para o Porto. Carlos libertava-se, assim, «de um incómodo compromisso». Entretanto, Dâmaso ia a Penafiel para o funeral de um tio, o irmão de Guimarães.
- Dâmaso e Carlos encontram-se em casa de Maria Eduarda.
- Ega escreve a Carlos anunciando-lhe a sua chegada a Lisboa.
- Regresso dos Cohen a Lisboa, vindos de Southampton.
Capítulo XI dos Maias

Capítulo XI
Carlos vai visitar a Sra. Castro Gomes, e descobre o seu nome, Maria Eduarda (descrição de Maria Eduarda - uma deusa). É a governanta, Miss Sara, que estava doente - tinha uma bronquite. Carlos conversa com Maria Eduarda, passa-lhe a receita e diz-lhe cós cuidados que deve ter com Sara, dizendo que terá de observá-la diariamente.
Nessa noite Carlos iria ter com a Sra. Gouvarinho para a fantástica noite em Santarém, mas Carlos começava a repudiá-la, a odiá-la. Por sorte, o Gouvarinho decidiu à última da hora ir com a mulher para o Porto, o que convém muito a Carlos, assim como a morte de um tio de Dâmaso em Penafiel, deixando-lhes os "entraves" fora de Lisboa.
Nas semanas seguintes, Carlos vai-se familiarizando com Maria Eduarda, graças à doença de Miss Sara. Falam ambos das suas vidas e dos seus conhecidos. Dâmaso volta de Penafiel e vai visitar Maria Eduarda. Ao chegar lá vê Carlos com "Niniche" (a cadela de Maria) ao colo, que lhe rosna e ladra - Dâmaso fica zangado e cheio de ciúmes. Os Cohen regressam de Inglaterra e que Ega está para chegar de Celorico.

Maria Eduarda
Maria Eduarda era uma bela mulher: alta, loira, bem

Relacionados