Capítulo 7 - IMPORTANCIA DO ESTUDO DAS CIENCIAS SOCIAIS E DA SOCIOLOGIA JURÍDICA EM ESPECIAL 33. O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO

924 palavras 4 páginas
Capítulo 7 - IMPORTANCIA DO ESTUDO DAS CIENCIAS SOCIAIS E DA SOCIOLOGIA JURÍDICA EM ESPECIAL
33. O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO
Na primeira metade do século XX, as grandes potencias deram mais importância para o estudo das ciências exatas, que desencadearam o desenvolvimento de projetos quase impossíveis. Resultando em grande progresso cientifico , com inúmeros inventos e descobertas .
Consequentemente desse progresso científico, tudo se transformou em nossa sociedade. A maioria dos inventos ocorreu de 70 anos pra cá depois da Segunda Guerra Mundial e da desintegração do átomo.
34. EFEITOS DO PROGRESSO CIENTÍFICO NO MUNDO SOCIAL
Enquanto as ciências exatas eram estudadas e pesquisadas, as ciências sociais foram esquecidas, resultando disso um descompasso entre o progresso científico e a evolução social. As instituições sociais não acompanharam o desenvolvimento científico e tecnológico. Desse desequilíbrio resultou que o progresso científico resultou que, o progresso científico, que tinha com fim auxiliar em resolver problemas sociais, os agravou mais ainda; gerando novos planos de desigualdade social; a formação de um clima propício à luta de classes choques ideológicos, aumento da criminalidade. Compreendeu-se tardiamente que o progresso científico deve ser integrado, vinculado ao desenvolvimento social.
Concluiu-se a necessidade de planejar o desenvolvimento social, sob pena de tornar-se impossível a vida em coletividade. A sociedade tem que caminhar para o autoconhecimento, visando o planejamento do próprio desenvolvimento. A planificação da sociedade não é mais considerada incompatível com a democracia.
35. A IMPORTANCIA DAS CIENCIAS SOCIAIS
Houve o despertar da consciência da importância das ciências sociais e a necessidade de estuda-las, pesquisa-las, desenvolve-las, como foi feito com as ciências exatas. Devido a essa importância, tornou-se obrigatório o estudo das ciências sociais em quase todos os

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas