Capítulo 4 a nova psicologia de wandt

542 palavras 3 páginas
Capítulo 4
1. No que Wundt se baseou para concluir que umapessoa não pode se envolver em mais de uma atividade mental ao mesmo tempo?
Wundt se baseou no pensamento de besselsobre a "equação pessoal" os erros de medição entre os astrônomos .Ele achava que era impossível para o observador focar sua atenção nos dois objetos ao mesmo tempo. Foi então que modificou umrelógio de pêndulo de forma a apresentar dois estímulos - um auditivo e visual, ele o usava para medir o processo mental, para percber dois estimulos , como o único sujeito do experimento, ele concluiu queera impossível perceber essas duas coisas ao mesmo tempo.

2. Por que Wundt é considerado o fundador da nova psicologia e não Fechner?
Porque quem usou o experimento como base para uma nova ciência, criando o primeiro laboratório, foi Wundt e não Fechner.

3. Qual a diferença entre "fundação" e "criação" de uma ciência?
Para a fundação tem que se vender uma ideia a comunidade científica. Na criação o seu objetivo era compreender a relação, o universo mental e material.

4. Defina a psicologia cultural de Wundt.Comoela contribuiu para divisão interna da psicologia?
A psicologia cultural tratou de várias etapas do desenvolvimento mental humano manifestado pela linguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e na moral.

5. Por que a psicologia cultural teve pouco impacto nos Estados Unidos?
Porque uma nova psicologia estava surgindo nos estados unidos, em estágio de maturidade da psicologia americana, com uma abordagem um pouco distinta da de Wundt. Os psicólogos americanos passaram a confiar nas próprias ideias e nas instituições educacionais e não sentiam mais tanta necessidade de voltar atenção para os acontecimentos da Europa.

6. Descreva a diferencia entre trabalhos dos fisiologistas alemães e dos empiristas britânicos na psicologia de Wundt? Descreva o conceito de voluntarismo.
Em que a ideia de os elementos da consciência ser estáticos (assim denominados átomos da

Relacionados

  • Manual de Psiquiatria
    230855 palavras | 924 páginas
  • Manual
    243525 palavras | 975 páginas