Captalismo mercial

515 palavras 3 páginas
Atividade Avaliativa 1º bimestre – Segundo Ano
Disciplina: Geografia
Professor: André Santos Aluna(o) : Italo Feitosa Fernandes, 2 ano apicultura
1- 1. Aponte elementos importantes para o surgimento do capitalismo comercial.
Foram as expansões das principais indústrias dos países ricos, devido ao acelerado crescimento essas indústrias precisaram se expandir para outros países. Outros fatos foi o surgimento dos monopólios, oligopólios, trustes, carteis.

2- 2. Analise a charge seguinte e escreva o que ela representa para a ótica do capitalismo comercial. Mostra como a mão de obra era explorada, a burguesia explorava os africanos, os indígenas e outros povos, a mão de obra era barata, e mesmo assim exigiam muito dos trabalhadores.

3. Analise a charge seguinte, indique a fase do capitalismo a qual ela se refere, escreva como ela surgiu e como afetou a vida das pessoas. O capitalismo industrial teve inicio com a primeira revolução industrial do século 18 estendendo-se até a segunda revolução industrial. Com o surgimento desse capitalismo, o mesmo, afetou e muito na vida das pessoas porque houve problemas como a desigualdade social,pois os lucros ficavam integralmente com os donos que pagavam salários baixos para seus trabalhadores, existiam poucos direitos trabalhistas ,exploração da mão-de-obra infantil, êxodo rural ,crescimento desordenado das cidades.

4. Explique por que as áreas do mundo que eram colônias durante o colonialismo, apresentam hoje grandes prejuízos socioeconômicos. Antigamente países exploravam outros que eram colônias tirando-lhe todas as suas riquezas que produziam para um alto lucro,com isso esses países que eram as colônias até os dias atuais sofrem de certa forma algum tipo de prejuízo.

5. Para a ótica do capitalismo industrial não era importante ter mão de obra escrava, como ocorria no capitalismo comercial. Por quê? Durante essa fase do capitalismo o

Relacionados