CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

Páginas: 13 (3163 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
 TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO


CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO I


INSTITUTO POLITÉCNICO – UNA
Engenharia Civil
Ciclo 1




RESUMO

A água é elemento essencial à preservação da vida na Terra. A água da chuva é uma das mais puras fontes de água. O aproveitamento da mesma traz numerosas vantagens em áreas urbanas, como porexemplo, a redução no consumo de água potável, a restauração do ciclo hidrológico, educação ambiental e prevenção de enchentes. Como o principal objetivo deste trabalho é demonstrar o funcionamento de um sistema de captação, e o aproveitamento da água proveniente da chuva para fins residenciais não potáveis em Belo Horizonte, foi construído um protótipo formado basicamente pela área de captação, oscomponentes de transporte e o reservatório, que é considerado o item mais oneroso do sistema de aproveitamento da água pluvial. Logo, este reservatório deve ser dimensionado de forma bastante criteriosa. Para isso, foi utilizado o Método Prático Brasileiro, que considera em seu cálculo somente o volume captado e o período de estiagem. Buscou-se junto ao Instituto Nacional de Metereologia – INMET osdados pluviométricos de Belo Horizonte, no período de 2005 a 2009, para demonstrar o cálculo do dimensionamento do reservatório. O volume obtido foi de 6.447,42 litros para Belo Horizonte, considerando uma área de captação de 150m². Constatou-se que em Belo Horizonte, é viável conhecer o funcionamento do sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva para fins não potáveis. Pois levandoem consideração a média anual de precipitação e a média de meses com pouca chuva, pode ser uma opção simples, de fácil manutenção e controle, além de baixos custos. Portanto, acessível para ser aplicado como solução alternativa sustentável na construção civil.
Palavras-chave: Captação. Aproveitamento. Água da chuva. Solução alternativa.

1. INTRODUÇÃO

A água é elemento fundamental àpreservação da vida na Terra. “Não se consegue imaginar vida sem água, pois utilizamos para beber, para a saúde, produzir e preparar alimentos entre outros fins tão essenciais para nossa sobrevivência” (WEBER, 1998). No entanto, o homem a trata, muitas vezes, como um bem inesgotável, utilizando-a freqüentemente de maneira não racional.
Sabe-se que apenas 3% da água existente no planeta é potável. Dessepercentual somente 0,7% se encontra acessível. A maior parcela da água utilizada, quase 70%, vai para a agroindústria; 20% vai para as indústrias e 10% para as casas. Com isso, a água da chuva pode ser considerada uma alternativa viável.
A água da chuva é uma das mais puras fontes de água, segundo Soares et al. (1997), o aproveitamento da mesma traz numerosas vantagens, tais como simplicidade,facilidade de manutenção e controle, além de baixos custos iniciais. A água, tratada de maneira simples, pode ser aplicada com vantagens quando comparada com sistema de reutilização de águas residuárias, embora possua a desvantagem de que em tempos de estiagem diminua o volume de água coletado. Em áreas urbanas, apresenta como aspectos positivos a redução no consumo de água potável, a restauração dociclo hidrológico, educação ambiental e prevenção de enchentes.
Os sistemas de aproveitamento de água da chuva são formados basicamente pela área de captação (geralmente coberturas), os componentes de transporte (calhas e condutores verticais) e o reservatório. O tratamento necessário dependerá da utilização final que se dará a essa água.
Essa água poderá ser utilizada nas edificaçõesresidenciais em descargas de bacias sanitárias, irrigação de jardins, lavagem de automóveis, lavagem de pisos e piscinas, e na construção civil (na composição de concreto, por exemplo).
A captação e reaproveitamento da água da chuva trazem vantagens, não somente econômicas ao usuário, mas também sob o ponto de vista de qualidade ambiental e de controle de enchentes urbanas, uma vez que essa água não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aproveitamento Água da Chuva
  • Captação de Água de Chuva
  • captação agua de chuva
  • Projeto de captação de água de chuva
  • Captação da água da chuva
  • captação da água da chuva
  • Aproveitamento De Agua De Chuva
  • CAPTAÇÃO DA AGUA DA CHUVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!