Captação de Recursos

Páginas: 10 (2447 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2013
FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO


Juliana Longobardi
Letícia Trindade












TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PARCEIRIAS INTERSETORIAIS OU ENVOLVIMENTO ENTRE SETORES – CAPTAÇÃO DE RECURSOS








Juliana Longobardi RA:205041
Letícia Trindade RA: 204813











TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PARCEIRIAS INTERSETORIAIS OU ENVOLVIMENTO ENTRE SETORES – CAPTAÇÃO DERECURSOS









Trabalho de aproveitamento apresentado às Faculdades Integradas Rio Branco, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas, Disciplina Terceiro Setor, turno noturno, para fins avaliativos.

Professor: Orlando Carvalho Eliano






Sumário


Introdução
1. Terceiro Setor
O Terceiro Setor é constituído por organizações privadas, sem finalidadelucrativa, que se voltam para o atendimento das demandas coletivas da sociedade, visando o seu desenvolvimento social, político e econômico. Ele movimenta mais de US$ 1 trilhão em investimentos no mundo - pouco mais de 15% do PIB dos Estados, de acordo com um estudo feito pela Johns Hopkins University1, em 1994.
Com o aumento da complexidade das relações desse setor com os outros agentes sociais, eda concorrência para obter financiamento bem como com a redução das fontes financiadoras, as organizações do Terceiro Setor dependem cada vez mais de um plano de captação de recursos bem estruturado, que reduza a vulnerabilidade e a subordinação em relação aos seus financiadores, permitindo aos seus gestores conciliar as demandas da organização com os esforços necessários para a realização de suamissão final. Conforme destaca CRUZ (1998), atualmente nas Organizações do Terceiro Setor tem ocorrido um crescimento significativo na demanda pela profissionalização e institucionalização do processo de captação de recursos. Com a crescente escassez de recursos e o aumento da competitividade para obter fundos, as organizações se vêem, cada vez mais, obrigadas a aprimorar e inovar nas formas decaptação de recursos.
Embora as maiores e melhores entidades desse setor tenham se adequado ao novo cenário, muitas pequenas entidades que - quer pelo seu tamanho, quer em função de seus recursos serem escassos - voltam todos os seus esforços e atenção para sua atividade e público fim exclusivamente, ainda estão à margem desse processo. O aumento em número e complexidade das leis que regem oTerceiro Setor e a mudança no comportamento e visão do governo, mercado e indivíduos ao se relacionarem com ele, exclui do processo de captação de recursos as entidades que não absorvem essas mudanças – ameaçando sua exclusão total do cenário social.
Conforme conceitua Guzzo (2003), as entidades do Terceiro Setor não estão sujeitas ao controle politico direto como é o caso do Estado, nem a ele estãovinculados, mas se revestem de caráter público na medida em que se dedicam a causas e problemas sociais.
A conjuntura atual globalizada, de grande competitividade comercial, cria no Estado uma fragilidade no que diz respeito ao atendimento a necessidades da sociedade civil, uma vez que as atenções e esforços são voltados para outros segmentos econômicos. Com as desigualdades sociais, os governosnão conseguem suprir os interesses coletivos. Além disto, o governo não consegue executar todas as tarefas sociais que a sociedade necessita, sua atuação pode ser considerada limitada. Para tanto, as pessoas passam a se organizar e trabalham motivadas pela prática do voluntariado fortalecendo seu lado espiritual, em busca de realização não financeira, mas de satisfação de que foi capaz de ajudaralguém (GUZZO, 2003).
A ineficiência do Poder Público desperta na sociedade a busca por soluções privadas para problemas públicos. A partir de então, surge à ideia do que será o Terceiro Setor. Pode ser formada através de uma iniciativa privada que têm por objetivo suprir necessidades públicas, geralmente ligadas ao interesse coletivo, estas são denominadas Terceiro Setor.
"Na realidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Captação de recursos
  • Captação de Recurso
  • Captação de recursos
  • Captação de recursos
  • A captação de recursos
  • captação de recursos
  • CAPTACAO DE RECURSOS
  • Captação de recursos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!