Captação de mão de obra em angola

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 11 de junho de 2012
1) Caracterização do problema


A dificuldade de encontrar mão de obra qualificada no setor da construção civil é um grande desafio para o gestor de RH. Além disso, há um processo de adaptação dos profissionais alocados em um novo ambiente de trabalho, devendo superar ainda as dificuldades de esclarecimento das leis trabalhistas. Diante deste cenário o departamento de RH levará maistempo para desenvolver o processo de recrutamento e seleção.


Outros problemas que encontramos é o clima, a cultura a falta de uma legislação trabalhista e o alto índice de corrupção do país em questão.

2) Justificativas


A empresa pretende investir em novos mercados, em Luanda capital de Angola. Trata-se de um projeto a princípio de médio prazo e com o retorno financeiro muitobom, com grande possibilidade de estreitar o relacionamento com o governo Angolano e ganhar preferência em novas frentes de trabalho, uma vez que o governo deste país é um grande investidor.


Diante desta possibilidade, CHIAVENATO (2010), afirma que é importante conhecer a organização, no contexto onde ela existe e funciona para se adaptarem as circunstâncias do lugar a fim de alcançar osobjetivos da empresa.


“é importante conhecer a organização, no contexto onde ela existe e funciona para se adaptarem as circunstâncias do lugar a fim de alcançar os objetivos da empresa. À medida que o ambiente sofre mudanças, todo o quadro habitual das operações das organizações é tremendamente influenciado por essas mudanças, pois as condições ambientais externas àsorganizações contribuem fortemente para o que sucede dentro delas” (Chiavenato, 2010, p. 68).


Dessa forma é necessário analisar o ambiente num contexto externo, pois apresenta uma enorme variedade de condições extremamente complexas que devem ser analisadas com objetividade.
CHIAVENATO (2010) aponta três dificuldades: a seleção ambiental, a percepção ambiental e os limites daorganização.


Na seleção ambiental as organizações não conseguem compreender as condições do ambiente de imediato. Essa dificuldade surge porque há variáveis que estão sujeitas a influências que a organização não pode prever ou controlar.


Na percepção ambiental as organizações percebem seus ambientes de acordo com inúmeras expectativas que podem lhe parecer interessantes, movidaspela motivação ou convicção, experiência ou problemas. Uma empresa pode ter percepções distintas, dependerá muito do que considera relevante.


Nos limites ou fronteiras podem ser definidas em termos de valores e atitudes de seus empregados, frente ao ambiente geral, comum a todas as organizações, e o ambiente de tarefa o que é específico de cada um.

3) Objetivos

Objetivo Geral:Para alcançar nosso principal objetivo que prevê a construção de 1500 casas no prazo de 60 meses e trazer grandes chances de expansão de nossa empresa, o gestor de recursos humanos deverá analisar o processo de agregação e alocação de pessoas em um novo ambiente de trabalho: Luanda, Angola.
Objetivos específicos:
- Adequar o quadro de funcionários ao novo ambiente de trabalho;- Recrutar, selecionar, treinar e desenvolver pessoas locais para trabalhar na organização.

4) Estratégias de ação

Envio de equipes para Angola:

- Encontrar acomodações para toda a equipe brasileira;
- Advogado para análise e levantamento da documentação necessária;
- Responsável pela comunicação e propaganda do projeto e de nossa empresa;
- Pessoa responsável em entender melhor acultura, facilitando o processo de seleção local;
- Engenheiros para adaptação e criação do ambiente (canteiro de obras);
- Parceria com o governo, visando compras, a custos mais baixos, de equipamentos e materiais e, também, para criação de cursos profissionalizantes desenvolvendo mão de obra especializada.

No Brasil:

- Recrutamento interno e externo para as vagas de gestão;
- Preparação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • maos a obra
  • Mão de Obra
  • mão de obra
  • Mao de obra
  • mão de obra
  • Mão de obra
  • Mão de obra
  • mao a obra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!